Financiamento corresponde a 58% das vendas no primeiro semestre
O pagamento a prazo segue sendo a opção mais utilizada pelo consumidor na hora de fechar um contrato de compra do veículo zero quilômetro. A Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef) aponta que, no primeiro semestre deste ano, 58% dos negócios utilizaram essa modalidade de crédito. O CDC foi o preferido por 50% dos compradores, seguido por consórcio (6%) e leasing (2%). As vendas à vista bateram recorde e atingiram a marca de 42%, superando em dois pontos percentuais o resultado alcançado no ano passado.
No segmento dos veículos pesados, o Finame ainda é o responsável pela maior parte das operações, com 63% dos contratos. Outras modalidades utilizadas na compra de caminhões foram CDC (15% das negociações) e leasing (1%), enquanto as entregas por meio do consórcio atingiram 4%. Já no mercado de duas rodas, o consórcio respondeu por 38% das vendas. Já as compras à vista e no CDC empataram em 31%.
Taxas e prazos
As taxas praticadas pelos bancos ligados às montadoras, segundo a Anef, continuam mais atraentes para o consumidor na comparação com as instituições independentes. No mês de junho, as entidades ligadas cobraram juros de 23,14% ao ano e 1,75% ao mês, enquanto os independentes, 26% e 1,4%, respectivamente. Vale frisar que o prazo médio das concessões foi mantido em 42 meses. O prazo máximo oferecido pelos bancos é de 60 meses.
Inadimplência
A taxa de inadimplência pessoa física continua em elevação. Em junho, o índice de inadimplentes na modalidade CDC foi de 4,5%, contra os 3,9% registrados no mesmo mês do ano passado. Na carteira de leasing, foi de 4,3% – queda de 2,8 pontos percentuais.