Finalmente! STF libera mototáxi em SP; veja as 4 regras para começar

Agora mototáxi está permitido em SP. STF derruba lei e libera serviço. Confira regras, motos aceitas e o que muda na prática

É isso mesmo, o mototáxi está permitido em SP! O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a lei estadual que permitia a proibição do serviço pelos municípios. A decisão traz segurança jurídica imediata e alinha São Paulo às 2.925 cidades que já usam o modal. Acompanhe o Garagem360 e veja as regras!

Mototáxi está permitido em SP?

Na prática, o STF declarou inconstitucional a lei paulista que dava aos municípios o poder de vetar o mototáxi. Segundo o relator, ministro Alexandre de Moraes, a lei estadual invadia a competência do Governo Federal, que é o único que pode legislar sobre transporte e trânsito, conforme previsto na lei nº. 12.009, de 2009.

Mototáxi está permitido em SP
Mototáxi está permitido em SP. Foto: Divulgação

Em outras palavras: as cidades, como a capital São Paulo, podem regulamentar o serviço (criar regras locais), mas estão proibidas de proibir a atividade. Boa notícia para quem tira um extra ou ganha a vida sobre duas rodas.

Prefeitura lamenta, apps comemoram

A decisão não foi unânime em espírito. Porém, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, lamentou a liberação. Ele argumentou que, mesmo sem o serviço, a cidade registrou 483 mortes de motociclistas em 2024 e teme um aumento.

Já a Amobitec, que representa Uber e 99, comemorou. Em nota, a associação disse que a decisão “traz segurança jurídica para São Paulo” e reforçou que o serviço é uma atividade legal.

O que é preciso para ser mototaxista?

Com a liberação, valem as regras federais. Para atuar, o condutor precisa agora:

  • Ter no mínimo 21 anos;
  • Possuir habilitação na categoria “A” há pelo menos dois anos;
  • Ser aprovado em curso especializado;
  • Utilizar colete de segurança com faixas retrorreflexivas.
  • E a motocicleta?

A lei também exige equipamentos de segurança obrigatórios na moto:

  • Dispositivo de proteção para as pernas e o motor (mata-cachorro);
  • Aparador de linha (antena corta-pipa) instalado no guidão;
  • Alças metálicas traseiras e laterais para o passageiro.

Leia também: Revelado: 5 motos para PCD 2026 com isenção para sua liberdade

Quais motos são aceitas?

A princípio, os aplicativos seguem regras muito parecidas com a lei federal, exigindo documentação em dia e proibindo motos alugadas. A grande notícia para quem quer rodar é que a lista de modelos aceitos é vasta. Embora haja restrições (Uber, por exemplo, não aceita placas vermelhas), todas as 10 motos mais vendidas de 2025 são permitidas.

Mototáxi está permitido em SP
Foto: Reprodução

Veja a lista das campeãs de venda aceitas:

  1. Honda CG 160
  2. Honda Biz
  3. Honda Pop 110i
  4. Honda NXR 160 Bros
  5. Mottu Sport 110I
  6. Yamaha YBR 150
  7. Honda CB 300F
  8. Honda PCX 160
  9. Yamaha Fazer 250
  10. Shineray XY 125

Mototáxi no Brasil

A liberação em SP era o que faltava para o modal explodir no estado mais rico do país. Os dados do IBGE mostram a força dessa categoria. O mototáxi já é oferecido por 2.925 dos 5.570 municípios do Brasil.

É, de longe, o terceiro meio de transporte mais popular, superando até mesmo o ônibus urbano (presente em 1.735 municípios) e ficando atrás apenas de vans (3.338) e táxis (4.427). E o dado mais impressionante: em 21 cidades brasileiras, o mototáxi é o único meio de transporte disponível.

Agora que o mototáxi está permitido em SP, o jogo mudou. Você se sente seguro para usar o serviço na capital paulista? Acha que vai ajudar a melhorar o trânsito ou concorda com o prefeito sobre os riscos? Comente aqui!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.