Finalmente! Nova Honda CB 1000 GT pode ser revelada com motor da Fireblade
A Honda CB 1000 GT está chegando. Nova crossover usa motor da Fireblade com 150 cv para brigar com a BMW S 1000 XR. Conheça!
E lá vem ela! A Honda CB 1000 GT está sendo preparada para brigar forte no mercado de motos crossover de alta cilindrada. Documentos que vazaram na Austrália confirmam a chegada da moto junto de seu motorzão de 150 cavalos. Quer saber mais? Acompanhe o Garagem360 e confira os detalhes!
O que já sabemos sobre a nova Honda CB 1000 GT?
A princípio, a moto será a versão de viagem (crossover ou GT) da nova CB 1000 Hornet. Ela finalmente coloca a Honda na briga direta com modelos de peso. A marca japonesa demorou, mas quer sua fatia desse bolo. Os rivais são nomes muito fortes. Estamos falando da Suzuki GSX-S 1000 GX e da temida BMW S 1000 XR. A Kawasaki Versys 1100 e a Yamaha Tracer 9 também entram nessa disputa acirrada.
A expectativa é que a Honda revele a moto oficialmente no EICMA 2025. Este é o maior salão de motos do mundo, que acontece em Milão, na Itália, em novembro. O lançamento nas lojas deve ficar para 2026.
Motor da Fireblade com 150 cv
Contudo, o grande destaque da Honda CB 1000 GT é o motor. Assim como a versão Hornet (a “pelada”), a GT vai usar o motor de quatro cilindros da lendária esportiva Fireblade.
Os dados de homologação na Austrália, vistos por portais como o Motorcycle.com, são claros. A moto terá 150 cv de potência a 11.000 rpm. Isso é praticamente a mesma potência da Hornet. O câmbio será de seis marchas.
Além disso, a moto deve vir de fábrica com quickshifter. Esse sistema permite subir ou descer as marchas sem usar a embreagem.
Focada no conforto para viajar
Similarmente, as imagens vazadas mostram uma moto feita para a estrada. Ela não é uma moto “naked” como a Hornet. A Honda CB 1000 GT tem uma proposta clara de turismo esportivo.
Ela terá:
- Carenagem frontal para proteger o piloto do vento
- Para-brisa (bolha) mais alto
- Protetores de mão
- Bancos mais largos e confortáveis para o piloto e também para o garupa
O guidão também é mais alto. Isso deixa o piloto com as costas mais retas, cansando menos em viagens longas. As pedaleiras são mais relaxadas, e a moto terá alças para o passageiro.
Peso e tecnologia
Mesmo sendo uma moto grande, ela deve ser leve. A Honda mira cerca de 220 kg em ordem de marcha (pronta para rodar). O tanque deve ter cerca de 20 litros, o que é ótimo para ter boa autonomia na estrada.
Ela virá cheia de tecnologia. Espera-se controle de tração, vários modos de pilotagem e piloto automático (cruise control). O painel será de TFT colorido com conexão para celular. A Honda ainda não confirmou se ela terá suspensão eletrônica ou radar.
A Honda demorou, mas parece que finalmente vai entregar a crossover de 1000cc que o público pedia. Ela tem motor e tecnologia para enfrentar as rivais de frente.
Conte para a gente: você acha que essa moto vai vender mais que a BMW S 1000 XR? Aproveite e confira mais novidades do mundo das motos aqui no Garagem360!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.