Fim dos acidentes: nova tecnologia pode acabar de vez com atropelamentos

Entenda como funciona a nova tecnologia que promete acabar com os atropelamentos e veja os carros que já contam com essa inovação

A Avenida Lúcio Costa, no Rio de Janeiro, registrou um aumento de 40% no número de atropelamentos com vítimas. No 1º semestre deste ano, o Corpo de Bombeiros recebeu 35 solicitações dessa natureza, contra 25 do mesmo período de 2023. 

Diante dessa realidade, o sistema de detecção de pedestres em carros modernos tem sido cada vez mais importante para frear esse triste cenário. Entenda!

Foto: reprodução/internet

Como funciona o sistema de detecção de pedestres? 

Os fabricantes instalam sensores ao redor do automóvel, que identificam pessoas e obstáculos. Posteriormente, um sinal sonoro é emitido para que o proprietário entenda o momento exato de parar o veículo. 

Leia também:

Elementos do sistema de detecção de pedestres 

Para que tudo funcione corretamente, são instalados sensores, câmeras e radares na estrutura do carro. Cada elemento tem um papel importante. Veja só: 

  • Sensores: capturam dados do ambiente ao redor do automóvel;

  • Câmeras: mostram imagens que facilitam a identificação;

  • Radares: calculam a distância e velocidade em relação ao obstáculo. 

Adicionalmente, o sistema conta com uma unidade de processamento. Ela é responsável por analisar os dados capturados. Em paralelo, avalia os riscos em tempo real. 

Em outras palavras, todos os recursos operam de forma simultânea para que você fique por dentro de tudo que acontece em torno do veículo e possa analisar os riscos 

Quais carros têm sistema de detecção de pedestres? 

Entre as opções disponíveis no mercado, destacam-se:

Fiat 500e (Foto: Nicole Santana/Garagem360)

Quando o pedestre tem a preferência?

Segundo o artigo 214 do CTB, a preferência do pedestre ocorre quando ele está na faixa ou em momento que ainda não tenha completado a travessia da via. 

Além disso, portadores de deficiência, idosos, crianças e gestantes têm preferência acentuada. 

O descumprimento dessa regra é considerado infração gravíssima. Logo, são descontados sete pontos na CNH e o motorista leva uma multa de R$ 293,47.

O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe que influencia em sua performance e segurança no trânsito. 

Leia também: Quase ninguém escapa! Essa é a multa que muitos motoristas cometem no Brasil

Escrito por

Matheus Azevedo

wpDiscuz
Sair da versão mobile