Fim do teste da baliza na CNH? Cuidado com a “pegadinha” das novas regras de 2026
Senatran oficializa fim da baliza como etapa eliminatória, mas motoristas ainda terão que estacionar. Veja "pegadinha" no novo manual da CNH
A espera acabou! O Governo Federal, por meio da Senatran, publicou neste domingo (1º) o manual que unifica as provas de CNH em todo o país. A grande notícia é o fim da baliza tradicional, mas o candidato que achar que não precisa mais saber estacionar pode acabar reprovado.
Acompanhe o Garagem360 para entender a mudança.
Afinal, é o fim do teste da baliza na CNH?
Muitos candidatos estão comemorando o fim da baliza como se a manobra tivesse sido extinta. A verdade é que o teste de baliza em pátio fechado, cercado de cones e cronometrado, deixou de ser uma etapa eliminatória isolada.
No entanto, o novo manual, que você pode acessar aqui, estabelece que a avaliação agora ocorre em ambiente real. Ou seja: a pegadinha é que o examinador vai pedir para você estacionar o veículo na via pública ao final do percurso.
De certa forma acaba sendo “melhor”, já que você vai “viver na prática” como é estacionar. Mas claro, exige mais atenção e domínio da manobra por parte do candidato.
Confira também Adeus à baliza? 10 estados já aboliram o teste da CNH em 2026; veja se o seu está na lista
O que mais mudou na CNH 2026?
Outra mudança trazida pelo manual da Senatran de 2026 diz respeito ao desempenho técnico do motorista. Antigamente, se o carro “morresse” (o motor apagasse) durante a baliza ou no percurso, o candidato perdia pontos preciosos ou era eliminado.
Com as novas diretrizes, deixar o veículo apagar não gera mais reprovação automática. A avaliação agora será baseada estritamente nas infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Como o motor apagar não é uma infração de trânsito, o examinador não pode mais usar isso como critério único para te reprovar, desde que você mantenha o controle e a segurança da via.
Carro automático e a unificação nacional
Para quem mora em Curitiba ou em cidades com trânsito pesado, o manual traz o “carimbo final” em uma facilidade: a permissão oficial para realizar a prova em carros automáticos (eu ouvi um amém?).
Antes, cada Detran decidia se aceitava ou não (como vimos em São Paulo recentemente). Agora, a regra é federal. Se você pretende dirigir apenas carros automáticos, que já representam mais de 80% das vendas de zero km no Brasil, vai poder fazer o exame sem se preocupar com o pedal da embreagem.
O que mudou no exame prático 2026
- Fim do pátio: O exame é 100% focado na condução em via pública
- Estacionamento real: Você será avaliado ao estacionar o carro em uma vaga real no fim do trajeto
- Critérios do CTB: Só haverá perda de pontos em condutas que realmente sejam infrações de trânsito
- Avaliação emocional: O examinador tem autonomia para interromper a prova caso note que o candidato não tem controle emocional, mesmo sem cometer infrações.
Menos burocracia, mais vida real
A mudança da Senatran tenta acabar com a “indústria da reprovação” na baliza e focar no que realmente importa: saber se o novo motorista consegue conviver com pedestres, ciclistas e outros carros com segurança. A baliza de cones ficou no passado, mas a sua habilidade de colocar o carro na vaga continua sendo o teste final.
Análise do Garagem: Essa mudança é positiva, mas exige mais atenção. Antes, você decorava pontos de referência nos cones; agora, terá que estacionar entre carros reais, respeitando a guia (meio-fio) e a sinalização urbana. O foco saiu da “coreografia” e foi para a habilidade real de parar o carro no trânsito.
E você, acha que vai ser mais fácil ou mais difícil estacionar na rua do que entre os cones? Comente abaixo sua experiência com a autoescola!
acima_titulo=Atenção motoristas!
titulo=Mudança na CNH para idosos 70+
desc=Etapa presencial obrigatória para seguir
botao=Veja o que muda
sub_botao=*Você permanecerá no site atual
link=https://garagem360.com.br/mudanca-na-cnh-para-idosos-70-etapa-presencial-que-voce-deve-fazer-para-seguir-dirigindo/
imagem=https://garagem360.com.br/wp-content/uploads/2025/11/cnh-idosos.jpg
[/lazy_recomendado_]()Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.


