Fim do pesadelo na BR-101? Nova “super-rodovia” terá 6 pistas e limite de 120 km/h

Chega de filas em SC: Governo anuncia "Via Mar", rodovia paralela à BR-101 com 145 km de extensão. Obra começa em 2026

Quem viaja pelo litoral de Santa Catarina conhece o pesadelo dos congestionamentos intermináveis da BR-101. Para resolver um dos maiores gargalos logísticos e turísticos, o governo estadual anunciou a construção de uma nova infraestrutura gigante: a Via Mar.

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Como será a nova rodovia Via Mar em Santa Catarina?

Com um orçamento bilionário e dimensões impressionantes, a nova estrada promete ser a alternativa definitiva para “salvar” o trânsito entre o Norte do estado e a capital. A nova rodovia não será apenas um desvio, mas uma estrutura robusta projetada para alta capacidade de fluxo.

Nova rodovia Via Mar Santa Catarina

Foto: Divulgação (Governo de Santa Catarina)

O projeto prevê a construção de 145 km de estrada, conectando a cidade de Joinville diretamente ao Contorno Viário da Grande Florianópolis.

Diferente da atual BR-101, que sofre com o trânsito urbano misturado ao rodoviário, a Via Mar será focada em agilidade:

  • 6 pistas: serão três faixas de rolagem em cada sentido.
  • Velocidade: o limite estabelecido será de 120 km/h, permitindo viagens muito mais rápidas e seguras.

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Investimento bilionário e prazos

Para tirar essa megaconstrução do papel, o investimento estimado é de R$ 7,5 bilhões. O cronograma oficial aponta que as máquinas devem começar a operar já no primeiro semestre de 2026.

A urgência da obra se justifica pelo estado crítico da atual malha viária. Segundo o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, a situação atual é insustentável para a economia da região.

“A BR-101 colapsou. Não adianta mais remediar, falar que precisa passar ali em determinado horário. Todos os horários estão congestionados. Então a Via Mar será alternativa. Ela vai impactar diretamente na vida de quem empreende, de quem trabalha e do turista”, afirmou o governador.

Adeus ao “gargalo” da BR-101

O termo “gargalo”, frequentemente usado por especialistas em logística, refere-se ao ponto onde a capacidade da via é inferior à demanda de veículos, gerando lentidão sistemática. No litoral catarinense, isso se traduz em horas paradas em filas, prejuízos para transportadoras e desconforto para turistas.

Nova rodovia Via Mar Santa Catarina

Foto: Reprodução

Assim, a Via Mar surge como uma rota paralela estratégica, com a missão de absorver o tráfego de longa distância e devolver a fluidez necessária para um dos corredores econômicos mais importantes do Sul do país.

Comente aqui: você acredita que a construção de uma nova rodovia paralela será suficiente para resolver o trânsito da BR-101 ou o problema só mudará de lugar se não houver outras melhorias?

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Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.