Fim do Nissan Leaf? Calma, elétrico apenas pode não ter nova geração

O Leaf, primeiro veículo 100% elétrico da Nissan, foi apresentado ao mundo no ano de 2010. Desde então, o modelo ganhou uma nova geração e passou a ser vendido em vários países. Mas o fim do Nissan Leaf está próximo? O modelo da empresa japonesa pode não ganhar uma nova geração. Quem o substituirá? Saiba mais!

Fim do Nissan Leaf
O Nissan Leaf sairá de linha? Veja mais sobre essa história (Foto: Divulgação/Nissan)

O fim Nissan Leaf pode acontecer nesta década? Entenda essa história

A informação é do site especializado Automotive News. De acordo com três fontes ligadas ao portal, uma nova geração do modelo elétrico está fora do planejamento da montadora japonesa. Espera-se que o fim do Nissan Leaf aconteça em meados da década. Isso significa que o carro pode sair de linha nos próximos três ou quatro anos.

Nissan Leaf (Foto: Divulgação/Nissan)

Como foi dito acima, a primeira geração foi apresentada no ano de 2010. Já o Nissan Leaf atual foi lançado no ano de 2017. Aqui no Brasil, este carro surgiu dois anos depois. A pergunta que fica é: o que acontecerá após o fim do Nissan Leaf? As mesmas fontes disseram ao Automotive News que o carro será substituído por um novo veículo.

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No caso, este substituto deverá ser um veículo que esteja mais alinhado com aquilo que os atuais clientes de automóveis totalmente elétricos procuram em carros elétricos modernos. Ainda não há um nome certo para este modelo. Enquanto isso, Brian Brockman, porta-voz da Nissan, não se pronunciou sobre esta informação.

Lembrando que o modelo da Nissan é produzido no Japão, na China, nos Estados Unidos e no Reino Unido. O Nissan Leaf  foi apresentado na época em que não haviam tantas opções de carros elétricos. Hoje, uma parte considerável das marcas já possuem automóveis do tipo e as vendas não param de crescer.

Nissan Leaf (Foto: Divulgação/Nissan)

O carro chegou com bastante expectativa. A montadora japonesa fez um investimento, por exemplo, na fábrica de Smyrna, localizada no Tennessee.

No entanto, os números de vendas deste carro ficaram abaixo do esperado. Em 2012, havia uma projeção, feita pela marca, que falava em 20.000 unidades do Nissan Leaf vendidas no ano (nos EUA). Mas o número de entregas foi menor que a metade. Enquanto isso, em 2014, um total de 30.200 unidades foram comercializadas.

Conceito Chill-Out e futuro da Nissan

Fim do Nissan Leaf
Nissan Chill-Out (Foto: Divulgação/Nissan)

Não há muitas informações sobre qual carro será o substituto do Nissan Leaf. No entanto, de acordo com a publicação norte-americana Motor Trend, este novo carro pode trazer vários detalhes inspirados pelo carro conceito Chill-Out, que foi apresentado no ano passado. Neste caso, o substituto do Leaf pode ser um SUV.

Este protótipo foi produzido sobre a plataforma CMF-EV. O novo Leaf pode vir equipado com um sistema de tração integral. Uma versão com dois motores também é especulada. Lembrando que um carro da marca que deve ser lançado nos próximos meses em alguns mercados é o Ariya.

Agora, falando no futuro, a expectativa da empresa japonesa é lançar 23 novos carros equipados com algum tipo de eletrificação. Dentre eles, 15 modelos serão equipados com um motor 100% elétrico.

Nissan Leaf no Brasil

Fim do Nissan Leaf
Nissan Leaf (Foto: Divulgação/Nissan)

O Nissan Leaf é um dos carros elétricos vendidos no Brasil. O carro da empresa japonesa está custando a partir de R$ 293.790. Dentre seus equipamentos de série, destaque para o ar-condicionado automático, a central multimídia de oito polegadas, a chave inteligente presencial, os vidros dianteiros elétricos (sistema one-touch) e entre outros.

Aqui, seus principais concorrentes são o Peugeot e-208 GT e o Fiat 500e. O Leaf está equipado com um motor elétrico que gera uma potência máxima de 149 cv e um torque máximo de 32,6 kgfm. Enquanto isso, a bateria de íon-lítio tem capacidade para 40 kWh. De acordo com a marca, a autonomia é de até 272 km (ciclo EPA).

Com informações de Automotive News

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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