Fim de estrada para SUV vendido no Brasil e amado por muitos

Fim de estrada para SUV vendido no Brasil e amado por muitos. Veja qual é e os motivos que levaram a montadora a tomar essa decisão.

O Citroën C4 Cactus, que se destacou por seu design e personalidade, chegou ao fim de sua  jornada no mercado brasileiro. O SUV vendido no Brasil desde 2018 foi oficialmente descontinuado pela marca francesa no país. 

O modelo já não está disponível no site oficial da Citroën no Brasil. Veja os motivos de sua saída!

O C4 Cactus enfim saiu de linha. É o que afirma a publicação da revista Quatro Rodas e confirmada pela Citroën. Apesar disso, o modelo que é produzido em Porto Real (RJ) continuará sendo exportado para países da América do Sul.

A Stellantis confirma o fim da comercialização do Citroën C4 Cactus no Brasil. O modelo se tornou referência em ousadia, design e performance, e construiu um legado que será continuado pelos SUVs Basalt e Aircross. Ele segue sendo comercializado nos países importadores”, afirma a Citroën.

Por que o Citroën C4 Cactus saiu de linha?

O principal motivo é a queda nas vendas. Em 2023, foram 3.674 unidades emplacadas, de acordo com dados da Fenabrave. 

Em 2024, esse número caiu ainda mais. Foram apenas 1.017 unidades emplacadas de janeiro a novembro em uma queda nas vendas que começou a partir de maio, quando o veículo passou a vender menos de 100 unidades por mês.

Soma-se aí a chegada de uma plataforma mais moderna à linha de produção. Sai a plataforma PF1 – a mesma que fazia os antigos Peugeot 208 e 2008 – entra a CMP, que deve dar “vida” ao Jeep Avenger na planta de Porto Real. 

Além disso, há a chegada do novo Basalt, SUV recém-lançado que ganhou o título de mais barato do Brasil  na categoria. O modelo conta com a nova plataforma CMP além do moderno motor 1.0 Turbo. 

C4 Cactus - SUV vendido no Brasil vai sair de linha - Foto: Divulgação
C4 Cactus – SUV vendido no Brasil vai sair de linha – Foto: Divulgação

Trajetória do Citroën C4 Cactus

Lançado no Brasil em 2018 na sua segunda geração, o C4 Cactus se destacou por seu design inovador e os característicos Airbumps nas laterais, que além de proteger a carroceria também adicionava um toque de originalidade.

O modelo também chama a atenção por sua suspensão elevada, que proporciona um bom conforto em diferentes tipos de terreno, e por sua posição de dirigir elevada, que confere maior visibilidade ao motorista. 

O SUV era oferecido em duas opções de motorização que também deixam de ser produzidas por não obedecer às novas normas de emissão de gases poluentes e ruído do Proconve 8.

O motor 1.6 aspirado de 118 cv e o motor 1.6 turbo de 173 cv não farão mais parte do portfólio da Stellantis. 

E agora, ficou órfão ou não do C4 Cactus? Conte para nós alguma história envolvendo ele nos comentários!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA