Fim de estoque: Renault Sandero não está mais no site da marca

Após 16 anos, o Renault Sandero está definitivamente aposentado. O modelo com essa denominação já não era produzido pela marca francesa desde 2022, mas como ainda existiam unidades em estoque nas concessionárias o hatch era oferecido no site da marca até a semana passada. Na última segunda-feira (3), foi oficializado o fim do estoque e o nome Sandero desaparece do mercado de veículos 0km.

Nome Sandero desaparece, mas modelo da Renault terá sobrevida

Sandero com nova roupagem, Renault Stepway surgiu em 2017 continua disponíivel no site (Foto: Divulgação/Renault)

Lançado em 2007, o Renault Sandero obteve o seu auge no mercado em 2013, quando foram emplacadas 102.514 unidades. Desde então, aconteceu um declínio de vendas (mais fortemente a partir da atual década), ao ponto de chegar a meros 10.673 carros vendidos no ano passado, o que motivou a sua aposentadoria.

Um dos méritos iniciais do carro para o seu sucesso inicial estava no preço: o Renault Sandero foi lançado por R$ 29.990, numa época em que carros populares eram dignos do nome.

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Confira a trajetória de vendas do modelo, nos números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave):

  • 2010 – 68.827
  • 2011 – 81.779
  • 2012 – 98.441
  • 2013 – 102.514
  • 2014 – 95.371
  • 2015 – 78.174
  • 2016 – 63.334
  • 2017 – 67.344
  • 2018 – 52.401
  • 2019 – 50.303
  • 2020 – 26.344
  • 2021 – 12. 442
  • 2022 – 10.673

De olho nos números do mercado, a Renault decidira lançar, em 2017, o Stepway, que nada mais é que o Sandero com uma roupagem aventureira. O Renault Stepway continua disponível no mercado, ao menos por enquanto, preservando consigo o legado do Sandero.

Porém, o Stepway não deve contar com uma sobrevida muito duradoura, visto que o plano estratégico da Renault, chamado Renaulution, prevê para o Brasil a retirada da marca no segmento de entrada, como forma de abrir espaço para modelos com maior valor agregado.

Novo SUV da Renault no Brasil deverá ser baseado no Dacia Stepway, que já é vendido na Europa (Foto: Divulgação/Renault)

Dessa forma, o Grupo Renault deve finalmente introdir no mercado brasileiro seu novo SUV, que será produzido sobre a plataforma CMF-B – que já produz modelos do segmento da marca Dacia, na Europa –, na fábrica de São José dos Pinhais-PR. 

A expectativa é de que o novo modelo fique posicionado abaixo do Duster na linha Renault, competindo espaço de mercado com o Fiat Pulse.

Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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