Fim de estoque: Renault Sandero não está mais no site da marca
Com o fim do estoque, o Renault Sandero não aparece mais no site da marca. Veja qual modelo será seu sucessor no Brasil.
Após 16 anos, o Renault Sandero está definitivamente aposentado. O modelo com essa denominação já não era produzido pela marca francesa desde 2022, mas como ainda existiam unidades em estoque nas concessionárias o hatch era oferecido no site da marca até a semana passada. Na última segunda-feira (3), foi oficializado o fim do estoque e o nome Sandero desaparece do mercado de veículos 0km.
Nome Sandero desaparece, mas modelo da Renault terá sobrevida
Lançado em 2007, o Renault Sandero obteve o seu auge no mercado em 2013, quando foram emplacadas 102.514 unidades. Desde então, aconteceu um declínio de vendas (mais fortemente a partir da atual década), ao ponto de chegar a meros 10.673 carros vendidos no ano passado, o que motivou a sua aposentadoria.
Um dos méritos iniciais do carro para o seu sucesso inicial estava no preço: o Renault Sandero foi lançado por R$ 29.990, numa época em que carros populares eram dignos do nome.
Confira a trajetória de vendas do modelo, nos números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave):
- 2010 – 68.827
- 2011 – 81.779
- 2012 – 98.441
- 2013 – 102.514
- 2014 – 95.371
- 2015 – 78.174
- 2016 – 63.334
- 2017 – 67.344
- 2018 – 52.401
- 2019 – 50.303
- 2020 – 26.344
- 2021 – 12. 442
- 2022 – 10.673
De olho nos números do mercado, a Renault decidira lançar, em 2017, o Stepway, que nada mais é que o Sandero com uma roupagem aventureira. O Renault Stepway continua disponível no mercado, ao menos por enquanto, preservando consigo o legado do Sandero.
Porém, o Stepway não deve contar com uma sobrevida muito duradoura, visto que o plano estratégico da Renault, chamado Renaulution, prevê para o Brasil a retirada da marca no segmento de entrada, como forma de abrir espaço para modelos com maior valor agregado.
Dessa forma, o Grupo Renault deve finalmente introdir no mercado brasileiro seu novo SUV, que será produzido sobre a plataforma CMF-B – que já produz modelos do segmento da marca Dacia, na Europa –, na fábrica de São José dos Pinhais-PR.
A expectativa é de que o novo modelo fique posicionado abaixo do Duster na linha Renault, competindo espaço de mercado com o Fiat Pulse.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.