Fim da Zona Azul para idosos? Cidade de SP garante isenção total da taxa

Lei municipal libera idosos (60+) do pagamento de estacionamento rotativo por até 2 horas. Veja onde vale e como emitir o cartão

Imagine estacionar o carro no centro da cidade, naquelas vagas disputadas de rua, e não precisar gastar um centavo com o bilhete da Zona Azul. Para os motoristas com mais de 60 anos de um município da Grande São Paulo, isso já é realidade. A cidade de Cotia (SP) virou destaque nacional ao implementar uma legislação que garante a gratuidade total no estacionamento rotativo para a terceira idade.

Acompanhe o Garagem360 e entenda a mudança!

Como funciona o estacionamento gratuito para idosos?

Vamos por partes. Diferente do Estatuto do Idoso federal (que obriga a reserva de 5% das vagas, mas não isenta o pagamento), a lei municipal decidiu zerar a cobrança. A regra é simples, mas exige atenção para não levar multa por bobeira.

Idoso não precisa pagar estacionamento

Em Cotia, projeto de Lei prevê gratuidade no estacionamento para pessoas 60+. Foto: Freepik

O benefício, regulamentado pelo Decreto 8.590/2019, permite que o idoso utilize a vaga sem pagar por até 2 horas consecutivas. A isenção vale para os horários de funcionamento da Zona Azul local (segunda a sexta das 9h às 18h, e sábados das 9h às 13h).

Confira depois CNH para idosos: entenda agora a nova lei e fuja da multa de quase R$ 300

Cartão obrigatório

Mas atenção: ter mais de 60 anos não dá o direito automático de parar o carro e sair andando. Para ter a isenção, é obrigatório:

  • Estacionar nas vagas demarcadas exclusivamente para idosos;
  • Exibir no painel o Cartão de Estacionamento especial.

Se o veículo estiver em uma vaga comum ou sem o cartão visível, a fiscalização poderá aplicar a multa normalmente.

Como conseguir o benefício?

Em Cotia, o processo para obter o cartão foi modernizado. A solicitação pode ser feita de forma remota junto à Secretaria de Transportes e Mobilidade (Setram). O cartão é válido para veículos conduzidos pelo idoso ou por quem o estiver transportando.

Essa iniciativa serve de exemplo e levanta o debate: se Cotia conseguiu isentar a cobrança para facilitar a mobilidade urbana dos mais velhos, por que outras capitais não seguem o mesmo caminho?

Você acha que a isenção de pagamento de Zona Azul para idosos deveria valer em todo o Brasil ou é justo cobrar de todos? Comente aqui!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.