Fim da linha: Fiesta e Focus deixam de ser vendidos no Brasil

A Ford já tinha confirmado que Fiesta e Focus não seriam mais produzidos no mercado brasileiro. Entretanto, agora a dupla, enfim, realmente saiu de cena.

A Ford já tinha confirmado que Fiesta e Focus não seriam mais produzidos no mercado brasileiro. Entretanto, agora a dupla, enfim, realmente saiu de cena. Os dois modelos não constam mais no site da marca, encerrando assim a trajetória de ambos no País. Após quase duas décadas, a marca do oval azul não terá dois de seus principais projetos globais à venda.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Adeus Fiesta e Focus

Curiosamente, a história de ambos no Brasil é semelhante. Os dois tiveram certa rejeição no início, mas conquistaram o público com o passar dos anos. Nessa década, Fiesta e Focus atingiram o ápice tecnológico com suas últimas gerações e até conseguiram vender bem na primeira metade dos anos 2010., Entretanto, após a enxurrada de SUVs, a vida se tornou mais difícil, culminando na aposentadoria.

LEIA MAIS: Veja 7 fatores que aumentam a depreciação dos veículos

Do tempo de Chernobyl: conheça os carros do antigo “mundo socialista”

Entretanto, não foram apenas os utilitários esportivos os culpados. A transmissão Poweshift, automatizada de dupla embreagem, também foi uma das responsáveis pelo fim de ambos. Moderna, a caixa era rápida e suave, mas acumulou problemas e queixas dos proprietários, arranhando a imagem dos carros que a utilizavam. Tanto que o EcoSport deixou de usar esse câmbio em 2017, enquanto que o Ka utiliza desde o ano passado uma transmissão automática do tipo convencional.

Evolução Fiesta

Já que o assunto é a despedida dos modelos, relembre na galeria a seguir a evolução do Fiesta.

Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

wpDiscuz
Sair da versão mobile