Fim da linha? Fiat tira Palio Fire e mais cinco modelos de seu site de vendas
No que talvez signifique uma reformulação de sua linha para o Brasil, a Fiat retirou seis modelos de seu configurador online. Embora não haja nenhuma confirmação oficial por parte da marca italiana, essa atitude pode significar o fim definitivo desses carros no País. Não constam mais na página o veterano Palio Fire, a minivan Idea, o sedã Linea, o hatch médio Bravo, o furgão Doblò Cargo e o SUV Freemont.
Alguns modelos nunca emplacaram e fizeram frente aos concorrentes, como é o caso de Linea e Bravo. Carro de entrada da marca desde o fim da produção do Uno Mille, o Palio Fire tem como sucessor o pequeno, e mais moderno, Mobi. Já o Doblò Cargo, caso seja confirmada o fim de sua produção, abre espaço para o Fiorino. O Freemont também nunca emplacou na linha Fiat, mas seu irmão gêmeo da Dodge, o Journey, segue disponível.
Confira abaixo algumas fotos dos modelos ao longo do tempo e um resumo de suas histórias no mercado nacional.
- Palio Fire: o modelo ainda era baseado na primeira geração do hatch, lançada no País em 1996. Recebeu o visual atual em 2007, sendo que o restante da linha Palio havia recebido o desenho quatro anos antes; deixou de ser vendido no começo de 2017 |Foto: Divulgação
- Fiat Palio Fire |Foto: Divulgação
- Idea: minivan lançada em 2005, quando a categoria estava no auge, estava esquecida no catálogo da Fiat. Sua última – e única – mudança foi em 2010, quando recebeu um novo design externo, que foi mantido até os dias atuais; deixou de ser vendido no começo de 2017 |Foto: Divulgação
- Fiat Idea |Foto: Divulgação
- Fiat Idea Adventure |Foto: Divulgação
- Fiat Idea Adventure |Foto: Divulgação
- Primeiro modelo da Fiat Idea lançada no Brasil |Foto: Divulgação
- Fiat Idea |Foto: Divulgação
- Bravo: chegou com a missão de suceder o Stilo em 2010, três anos depois de ter sido lançado na Europa. Embora tivesse no visual um ponto positivo, com seu design bonito e moderno. Recebeu o visual atual em 2015, mas também nunca conseguiu emplacar. Deixa como legado a versão esportiva T-Jet, que assim como o Linea e o Punto, tinha o motor 1.4 turbo de 152 cv como grande atrativo; deixou de ser vendido no começo de 2017 |Foto: Divulgação
- Fiat Bravo |Foto: Divulgação
- Fiat Bravo T-Jet | Foto: Divulgação
- Fiat Bravo T-Jet | Foto: Divulgação
- Visual original do Bravo, que estreou em 2010 |Foto: Divulgação
- Visual original do Bravo, que estreou em 2010 |Foto: Divulgação
- Fiat Bravo T-Jet antes da reestilização | Foto: Divulgação
- Linea: sedã derivado do Punto, chegou para suceder o Marea em 2008 e tentar fazer frente aos japoneses Honda Civic e Toyota Corolla. Nunca emplacou, embora tivesse a cobiçada versão T-Jet de 152 cv, com o motor 1.4 turbo, como seu grande destaque no lançamento. Recebeu um leve retoque visual em 2014, mas que não foi o suficiente para mudar o patamar do sedã; deixou de ser vendido no começo de 2017 |Foto: Divulgação
- Fiat Linea |Foto: Divulgação
- Linea foi lançado em 2008 com este visual |Foto: By Corvettec6r (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons
- Linea foi lançado em 2008 com este visual |Foto: By Abctelevision (Own work) [GFDL, CC-BY-SA-3.0 or FAL], via Wikimedia Commons
- Doblò Cargo: embora a versão de passageiros siga em linha, o furgão é outro modelo que anda meio esquecido pela Fiat, sem receber grandes novidades desde 2009, quando recebeu o design atual. A versão Cargo sai de cena e deixa o caminho livre para o Fiorino; deixou de ser vendido no começo de 2017 |Foto: Divulgação
- Fiat Doblò Cargo |Foto: Divulgação
- Visual antigo do Doblò estreou no Brasil em 2001 e durou até 2009 |Foto: Divulgação
- Visual antigo do Doblò estreou no Brasil em 2001 e durou até 2009 |Foto: Divulgação
- Freemont: primeiro fruto do casamento entre Fiat e Chrysler, o SUV nada mais era que uma versão do Dodge Journey com motor mais fraco e logotipos da marca italiana. Possivelmente não será mais importado do México, já que as unidades que ainda haviam no País eram de 2015; deixou de ser vendido no começo de 2017 |Foto: Divulgação
- Fiat Freemont |Foto: Divulgação
- Fiat Freemont |Foto: Divulgação
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.