Fiat volta ao topo e é a marca mais financiada em fevereiro
No mês passado, o Palio foi o carro novo mais vendido a crédito
A Fiat retomou a liderança do ranking das marcas mais financiadas no Brasil em fevereiro. A montadora italiana havia ficado atrás da Chevrolet no levantamento anterior, feito pela Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip), mas recuperou o posto.
De acordo com os dados divulgados pela instituição, a Fiat vendeu 21.275 unidades a crédito em fevereiro. Antes líder, a Chevrolet caiu para a terceira posição, com 17.930 automóveis novos financiados. A Volkswagen ficou com a segunda colocação, com 18.993 unidades.
Entre os modelos novos, o Fiat Palio ultrapassou o Chevrolet Onix e obteve, até a data desta publicação, os melhores números do mês, com 5.873 unidades vendidas por meio de crédito direto ao consumidor (CDC), leasing ou consórcio. Já o compacto de luxo da marca norte-americana teve 4.692 unidades comercializadas nestes quesitos. O pódio é completado pelo CrossFox, da Volkswagen, que pulou da quinta para a terceira colocação e somou 4.667 automóveis em fevereiro.
Entre os usados, o Gol é líder absoluto de vendas financiadas no período, com 18.178 unidades, número superior ao do Palio (12.527 transações). Apesar de não ser líder entre os modelos de carros usados, a Fiat também foi a marca com o maior número de financiamentos entre os usados: 45.311 unidades.
Já a marca que obteve o percentual mais alto de financiamento sobre as vendas totais do mês de fevereiro foi a Renault – 80,3% das unidades do Logan foram vendidas por meio de crédito.
Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.