Fiat vai mal na Itália e vende bem no Brasil por estes motivos

Fiat vai mal na Itália e vende bem no Brasil por estes motivos. Veja os números da marca italiana nos dois países e porque vende tão bem aqui.

Enquanto no Brasil a Fiat e a Stellantis (grupo detentor da marca e outras como Peugeot, Jeep e Ram) batem recorde de vendas, na Itália não é bem assim. Apesar de ainda liderar as vendas no país europeu, a marca perdeu espaço para as concorrentes. 

Fiat vai mal na Itália e bem no Brasil

Na França, a Stellantis teve uma queda de 37% na produção de veículos em 2024, afetada principalmente por um mercado pouco aquecido. 

A Fiat foi a única “luz no fim do túnel” do grupo no país. Após perder a liderança em 2023 para a Volkswagen, a marca voltou a liderar ano passado, mas com apenas 9,2 % do mercado. É a primeira vez na história que ficou abaixo dos 10%. 

E as perspectivas não são as melhores para 2025, com ganho das principais concorrentes. A Toyota, por exemplo, ficou no topo do ranking das vendas no país nos meses de agosto a novembro e a Volkswagen em setembro, outubro e dezembro.

Para lidar com a situação, a Stellantis planeja ampliar a produção em 2025, no entanto essa estratégia só deve render frutos a partir de 2026. 

Fiat vai mal na Itália e se vê ameaçada por concorrentes - Foto: Divulgação
Fiat vai mal na Itália e se vê ameaçada por concorrentes – Foto: Divulgação

Fiat brasileira lidera mercado nacional

Já a Fiat brasileira não tem nada a reclamar. Por mais um ano a montadora é a que mais vende carros no Brasil. Ao todo a Fiat vendeu 528.046 unidades em 2024 e tem 5 dos 20 carros mais vendidos do país. 

O mais vendido no geral (automóveis e utilitários, a Strada deve um total de 144.694 emplacamentos. O Argo, quinta posição, vendeu 91.113 unidades no ano, seguido do Fiat Mobi em sexto no ranking geral com 67.375  emplacamentos

Também se destacam a Toro na décima sexta posição com 53.848  emplacamentos e Fastback na vigésima com 48.222 vendas.

Fiat Strada é o carro mais vendido do Brasil em 2024 - Foto: Divulgação
Fiat Strada é o carro mais vendido do Brasil em 2024 – Foto: Nicole Santana/ Garagem360

 Mas por que situações tão diferentes?

Enquanto a Fiat e a Stellantis italiana sofrem com a desconfiança do mercado, problemas com o sindicato, demissões, a Fiat brasileira faz o dever de casa, oferecendo um leque amplo de carros, que englobam as principais necessidades do público local. 

Além disso, os modelos são confiáveis, voltados para a realidade das estradas brasileiras. A Strada, por exemplo, é um projeto desenvolvido para o país e por se adaptou muito bem ao público e as condições daqui. 

Por fim, tem todo o suporte voltado para o brasileiro, que começa na venda com o Banco Stellantis com condições especiais, taxa de juros mais baixa, venda direta para CNPJ, entre outras estratégias.

O que achou da matéria? Será que a Fiat vai melhorar na Itália? Responda nos comentários!

Leia também:

Revelamos o que está por trás do número absurdo de vendas da Fiat Strada

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA