Fiat Uno Mille: vale investir nele em 2024?
Fiat Uno Mille: vale investir nele em 2024? Descubra no post se você tem o perfil necessário para ter essa lenda na garagem.
Taí um carro que marcou gerações de brasileiros. O Fiat Uno Mille ainda desperta curiosidade, principalmente com a reputação que tem na internet. Mas afinal, em 2024, vale a pena investir em um hatch que saiu de linha em 2013?
Para responder a essa pergunta, nós do Garagem360, vamos analisar os prós e contras desse carro tão querido. Acompanhe!
Vale a pena comprar um Fiat Uno Mille em 2024?
O Uno Mille é a versão “quadrada” do Uno, produzida de 1984 a 2013. Em seguida veio a variante Way, chamada de Novo Uno, produzida até 2021. E nesses quase 40 anos de produção, o modelo fez história, chegando ao posto de segundo carro mais vendido do país, atrás somente do icônico VW Gol.
Vamos aos prós e contras desse “tanque de guerra”:
Prós do Fiat Uno mille
Preço acessível – A Tabela FIPE do Uno Mille Fire Economy, a última versão lançada, é cotada a R$ 26.315, mas se você procurar vai encontrar unidades mais baratas, principalmente as mais antigas.
É um carro barato, que se torna uma opção interessante para quem busca um modelo popular.
Baixo custo de manutenção – por sua simplicidade mecânica, o Uno Mille costuma ter custo de manutenção mais baixo em comparação com os modelos mais modernos.
Peças fáceis de encontrar – A grande quantidade de unidade produzidas ao longo dos anos garante a facilidade em encontrar peças de reposição, tanto originais, quanto paralelas.
Baixo consumo de combustível – o motor 1.0 do Uno Mille é conhecido por sua eficiência, proporcionando um baixo consumo de combustível.
Versatilidade – O Uno Mille é um carro compacto, ágil e alto. É ideal para o dia a dia na cidade, mas também se comporta bem em terrenos mais acidentados. Além disso, seu porta-malas é surpreendentemente espaçoso para um carro do seu segmento.
Contras do Uno Mille
Segurança – por ser quase um “vovô”, o Uno Mille ainda não tem recursos mais modernos de segurança que hoje são comuns aos carros novos, como controle de estabilidade e tração.
tecnologia – o mesmo vale para tecnologia, portanto não espere multimídia (ao menos que consiga instalar uma), conectividade ou assistência à direção.
Conforto – o conforto a bordo de um “Unin” é bastante básico, com pouco isolamento acústico e um acabamento interno simples.
Desempenho – ao contrário dos vídeos da internet, o motor 1.0 não tem um desempenho surreal. Ele faz bem seu papel no uso urbano, mas não espere acelerações vigorosas ou alta velocidade.
Design -o design do Uno Mille é bastante simples e pode não agradar a todos os gostos (não é o meu caso, acho ele lindo).
No fim a resposta se vale a pena investir ou não em um Uno Mille vai do perfil do usuário.
O carro é ideal para motoristas iniciantes, quem gosta de carros mais antigos, pessoas que buscam um carro para trabalhar (transportar uma ferramentas, alguns produtos que vende, etc) e que principalmente não se importa com falta de conforto ou tecnologia.
Agora o Uno pode não ser a melhor escolha para famílias maiores, quem busca um carro mais atual, com recursos novos de segurança ou tecnologia.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.