Fiat Topolino ressurgirá como elétrico e baseado no Citroën Ami

O Citroën Ami é um dos carros elétricos do grupo Stellantis. E ele pode servir de base para mais um veículo do grupo: o Fiat Topolino.

Dentre todos os veículos fabricados pelo grupo Stellantis, o Citroën Ami é aquele que mais se destaca. Afinal, o veículo francês mede 2,41 m de comprimento e tem espaço para duas pessoas. Sem falar que pode ser dirigido por uma pessoa de 14 anos. E ele pode servir de base para mais um veículo do grupo. Estamos falando do novo Fiat Topolino.

Depois do Opel Rocks-e, o Citroën Ami pode ser usado como base para um carro mais refinado da Fiat (Foto: Divulgação/Opel)

Novo Fiat Topolino baseado no Citroën Ami? Saiba mais!

Este já é um nome bastante conhecido entre os fãs de automóveis. O Topolino original foi lançado em 1936 e parou de ser fabricado em 1955. E sua nova fase pode começar em breve. De acordo com o site Automotive News Europe, concessionários disseram que este poderá o nome do próximo carro elétrico da montadora italiana.

Fiat Topolino (Foto: Divulgação/Fiat)

O carro seria baseado no Ami. Os site informa que os mesmos tiveram um primeiro contato com um protótipo. Eles disseram que tal veículo parece ser mais refinado que o carro francês. Caso isso se confirme, o Topolino poderá ser produzido na cidade de Kenitra, no Marrocos.

Aliás, o portal também informa que a produção da fábrica poderia pular para algo entre 35 mil e 40 mil unidades a partir de 2023 (contando o Topolino). A expectativa para este ano é de 20 mil unidades produzidas. Ainda não há uma previsão para o carro ser lançado.

Caso o Fiat Topolino seja lançado, não será a primeira vez que o Ami ganhará um primo dentro da Stellantis. O primeiro foi o Opel Rocks-e. Ele foi apresentado nos últimos meses do ano passado. Suas dimensões são as mesmas do francês: 2.410 mm de comprimento, 1.390 mm de largura (sem os retrovisores) e 1.520 mm de altura.

Citroën Ami (Foto: Divulgação/Citroën)

Do mesmo modo que o Citroën Ami, ele também possui uma configuração para passageiro e outra para carga. Espera-se que o mesmo aconteça com o carro da Fiat. Só que o modelo da marca de Turim pode vir com uma exclusiva versão conversível (com teto retrátil de lona).

Opel Rocks-e (Foto: Divulgação/Opel)

O Rocks-e se diferencia do Ami por conta de alguns detalhes, como o logotipo e as cores. Na Alemanha, o compacto 100% elétrico está custando a partir de 7.990 euros. Já o Ami está custando a partir de 7.390 euros, na França.

Mais detalhes

Citroën Ami (Foto: Divulgação/Citroën)

Conforme vimos acima, o Opel Rocks-e foi lançado no fim do ano passado. Já o Citroën Ami surgiu no ano passado. Ele é baseado em um conceito apresentado em 2019. Eles são considerados quadriciclos. Ou seja, pessoas que possuem entre 14  e 16 anos podem dirigir o veículo. Para isso, eles precisam ter uma licença de dirigir específica.

Tanto o lado interno quanto o lado externo são parecidos. Claro, a principal diferença entre eles são os logotipos das montadoras. Sem falar da oferta de versões e as cores. Por dentro, ambos modelos podem oferecer espaço para smartphones e ganchos para mochilas. Eles ainda possuem uma versão para o transporte de carga.

Opel Rocks-e (Foto: Divulgação/Opel)

Citroën Ami (Foto: Divulgação/Citroën)

No caso, tal configuração pode levar mais de 400 litros e possuem uma carga útil de 140 kg. A motorização também é a mesma. Estamos falando do motor elétrico de 8 cv de potência máxima. Com ele, o carro pode atingir uma velocidade máxima de 45 km/h. O propulsor é alimentado por uma bateria de 5,5 kWh. Já a autonomia é de 75 km (ciclo WLTP).

Com informações de Automotive News Europe

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile