Fiat Topolino ressurgirá como elétrico e baseado no Citroën Ami

Dentre todos os veículos fabricados pelo grupo Stellantis, o Citroën Ami é aquele que mais se destaca. Afinal, o veículo francês mede 2,41 m de comprimento e tem espaço para duas pessoas. Sem falar que pode ser dirigido por uma pessoa de 14 anos. E ele pode servir de base para mais um veículo do grupo. Estamos falando do novo Fiat Topolino.

Depois do Opel Rocks-e, o Citroën Ami pode ser usado como base para um carro mais refinado da Fiat (Foto: Divulgação/Opel)

Novo Fiat Topolino baseado no Citroën Ami? Saiba mais!

Este já é um nome bastante conhecido entre os fãs de automóveis. O Topolino original foi lançado em 1936 e parou de ser fabricado em 1955. E sua nova fase pode começar em breve. De acordo com o site Automotive News Europe, concessionários disseram que este poderá o nome do próximo carro elétrico da montadora italiana.

Fiat Topolino (Foto: Divulgação/Fiat)

O carro seria baseado no Ami. Os site informa que os mesmos tiveram um primeiro contato com um protótipo. Eles disseram que tal veículo parece ser mais refinado que o carro francês. Caso isso se confirme, o Topolino poderá ser produzido na cidade de Kenitra, no Marrocos.

VEJA TAMBÉM

Aliás, o portal também informa que a produção da fábrica poderia pular para algo entre 35 mil e 40 mil unidades a partir de 2023 (contando o Topolino). A expectativa para este ano é de 20 mil unidades produzidas. Ainda não há uma previsão para o carro ser lançado.

Caso o Fiat Topolino seja lançado, não será a primeira vez que o Ami ganhará um primo dentro da Stellantis. O primeiro foi o Opel Rocks-e. Ele foi apresentado nos últimos meses do ano passado. Suas dimensões são as mesmas do francês: 2.410 mm de comprimento, 1.390 mm de largura (sem os retrovisores) e 1.520 mm de altura.

Citroën Ami (Foto: Divulgação/Citroën)

Do mesmo modo que o Citroën Ami, ele também possui uma configuração para passageiro e outra para carga. Espera-se que o mesmo aconteça com o carro da Fiat. Só que o modelo da marca de Turim pode vir com uma exclusiva versão conversível (com teto retrátil de lona).

Opel Rocks-e (Foto: Divulgação/Opel)

O Rocks-e se diferencia do Ami por conta de alguns detalhes, como o logotipo e as cores. Na Alemanha, o compacto 100% elétrico está custando a partir de 7.990 euros. Já o Ami está custando a partir de 7.390 euros, na França.

Mais detalhes

Citroën Ami (Foto: Divulgação/Citroën)

Conforme vimos acima, o Opel Rocks-e foi lançado no fim do ano passado. Já o Citroën Ami surgiu no ano passado. Ele é baseado em um conceito apresentado em 2019. Eles são considerados quadriciclos. Ou seja, pessoas que possuem entre 14  e 16 anos podem dirigir o veículo. Para isso, eles precisam ter uma licença de dirigir específica.

Tanto o lado interno quanto o lado externo são parecidos. Claro, a principal diferença entre eles são os logotipos das montadoras. Sem falar da oferta de versões e as cores. Por dentro, ambos modelos podem oferecer espaço para smartphones e ganchos para mochilas. Eles ainda possuem uma versão para o transporte de carga.

Opel Rocks-e (Foto: Divulgação/Opel)
Citroën Ami (Foto: Divulgação/Citroën)

No caso, tal configuração pode levar mais de 400 litros e possuem uma carga útil de 140 kg. A motorização também é a mesma. Estamos falando do motor elétrico de 8 cv de potência máxima. Com ele, o carro pode atingir uma velocidade máxima de 45 km/h. O propulsor é alimentado por uma bateria de 5,5 kWh. Já a autonomia é de 75 km (ciclo WLTP).

Com informações de Automotive News Europe

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
Fechar
Sair da versão mobile