Fiat Titano com moto de Rampage começa a ser produzida
Fiat Titano com moto de Rampage começa a ser produzida. Veja o que já sabemos sobre a picape que recebe um novo motor de 200 cv.
A Fiat Titano acaba de dar um importante passo em sua trajetória na América Latina. A Stellantis anunciou nesta terça-feira (13) o início da produção em série da picape média na fábrica de Córdoba, na Argentina.
Essa mudança de nacionalidade, antes montada no Uruguai, não vem sozinha: a Titano recebe importantes atualizações mecânicas e de tecnologia, com destaque para o novo motor 2.2 Multijet, o mesmo que Toro e Ram Rampage em algumas versões no Brasil.
Fiat Titano terá motor 2.2 de 200 cv
O investimento de R$ 2 bilhões anunciados pela Stellantis – dona da Fiat, Ram, Jeep, Renault e outras – no final do ano passado começa a render frutos com melhorias na Titano.
A principal novidade é, sem dúvida, o motor. O propulsor 2.2 Multijet, já é conhecido dos brasileiros, entregando 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque – um aumento de 20 cv e 5,1 kgfm em relação ao antigo motor 2.2 turbodiesel.
A princípio importado da Itália, o novo motor passa a ser produzido na própria Argentina a partir de 2027.
Além disso, a Titano argentina também marca a introdução de importantes recursos de segurança. Flagras da picape na linha de montagem revelam a presença de um sensor no para-choque dianteiro, indicando a chegada do pacote ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Condutor).
Embora a Fiat ainda não tenha divulgado oficialmente os detalhes, espera-se que as versões mais caras da picape passem a oferecer tecnologias como frenagem autônoma de emergência e sistema de manutenção em faixa.
Esses recursos são mais que necessários, visto que as concorrentes Ford Ranger, Toyota Hilux e Chevrolet S10 já os oferecem.
Quanto ao visual, nada de novo. Com menos de dois anos de mercado, a Fiat optou por não realizar mudanças visuais sensíveis por enquanto.
Grandes planos para Córdoba
A produção da Titano na Argentina é um movimento estratégico da Stellantis que visa não só fortalecer a presença da marca no mercado regional, como também otimizar a produção local.
A fábrica de Córdoba deve abrigar a produção da Titano e de outras picapes no futuro. Não há nada oficial por enquanto, mas o grupo planeja produzir também a “Ram da Titano”, vendida no México como 1200.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.