Fiat tem o carro ideal para brigar com o BYD Dolphin. Será que consegue?
Para concorrer com BYD Dolphin, Fiat prepara o lançamento dois ícones. Um já em 2024 na Europa com preço acessível.
A Fiat, uma das montadoras mais populares no Brasil, tem se destacado nos últimos anos com o lançamento de diversos modelos populares. Com a crescente demanda por veículos elétricos e a concorrência do BYD Dolphin não seria diferente.
Para isso, a marca prepara o retorno de dois ícones, mas agora eletrificados. A ideia da Fiat é oferecer na Europa os modelos (ou variantes deles) do Fiat Panda, o Fiat Uno brasileiro.
Fiat prepara Panda para competir com BYD Dolphin
O Fiat Panda elétrico pode chegar ao mercado em 2024. O hatch que deu origem ao Uno virá em versões eletrificadas e preço abaixo dos 20 mil euros (relativamente acessível para um carro elétrico).
E o modelo já tem data para lançamento: julho de 20024 para comemorar os 125 anos da marca italiana. Parece perto, mas já fazem cinco anos desde que o carro conceito foi apresentado, no Salão de Genebra (Suíça).
Apesar da proximidade, pouco sabemos sobre o modelo, exceto que ele será maior que a última geração de 3,7 m de comprimento. Além disso, terá diferentes tipos de motorização: elétrica, à combustão de 1.2 litros e 3 cilindros e híbrido leve de 48 V.
Mostrando que a ideia é competir com os chineses, Olivier Francois, CEO da Fiat, disse em entrevista à revista Quattroroute que o novo Panda “pode e será desenvolvido como uma solução para colocar os chineses em dificuldade”.
Em outras palavras, o rival já está definido e ele é chinês.
A volta do Fiat Uno
Se vier para o Brasil, o Panda deve vir como Uno para concorrer com o BYD Dolphin, principalmente por sua aceitação pelo mercado nacional.
Seria um relançamento emblemático de um carro emblemático na história do Brasil, mas não uma cópia do Fiat Panda elétrico. Uma criação própria para atender o público latino com recursos já apresentados ao público europeu.
Basicamente a marca vai seguir a mesma estratégia adotada com o primeiro Panda e trazer para América Latina o Uno, mas tudo isso são apenas suposições e rumores.
Outro ponto que sustenta essa teoria de um Uno elétrico no Brasil é o carro conceito Fiat Centoventi, com muitas semelhanças com a lenda, como o visual quadrado, a dianteira, além da questão do preço.
É importante ressaltar que essas são apenas especulações sobre possíveis modelos que a Fiat poderia trazer para o Brasil. As decisões sobre lançamentos de novos veículos são complexas e envolvem diversos fatores, como viabilidade econômica, demanda do mercado e estratégias da marca.
No entanto, com a crescente preocupação em atender a demanda dos eletrificados e da presença chinesa, é bem possível que a Stellantis esteja avaliando a introdução de modelos elétricos mais acessíveis.
Não só por sua preocupação com o meio ambiente, mas também pela expansão da presença chinesa que está dominando a eletrificação no país.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.