Fiat Strada vende o triplo da VW Saveiro e deixa claro quem é a “dona” do pedaço
Fiat Strada vende o triplo da VW Saveiro e deixa claro quem é a "dona" do pedaço. Veja os números e os principais motivos da venda.
A Fiat Strada não deixa dúvidas: é a “dona” do pedaço no segmento de picapes pequenas. Os números de vendas de janeiro de 2025 são irrefutáveis e comprovam a hegemonia da picape da Fiat.
Fiat Strada vende o triplo da VW Saveiro
Em janeiro, a Fiat Strada emplacou 8.777 unidades, mais que o triplo que as 2.911 unidades emplacadas da rival, a VW Saveiro. Na proporção, está 75% para Strada e 25% para Saveiro, de acordo com dados da Fenabrave.
Os números estão um pouco melhores para a Strada no comparativo com todo o ano de 2024. A picape encerrou o ano como o carro mais vendido do país com 144.648 unidades emplacadas, o que representa 71,74% de participação do segmento de picapes leves B.
A Saveiro, por sua vez, teve 28,25% de participação.
Porque a Fiat Strada é a líder de vendas?
Forte nas vendas diretas
A princípio, o forte apelo da Fiat para vendas diretas, que incluem vendas para CNPJ, frotistas, etc. Do total de vendas do ano passado, 94.231 foram nessa modalidade, 65,13%, enquanto as vendas para no varejo (para CPF) somaram 50.453 unidades — 34,87%.
Em janeiro de 2025, esse percentual aumentou para 72,9% de vendas diretas com 5.076 unidades, ante 3.701 unidades no varejo (27,1%).
O motivo são as condições para as vendas diretas. Os valores menores, em alguns casos a taxa é zero em caso de parcelamento, além de versões exclusivas voltadas para o trabalho.
Versatilidade
Cada versão da Strada se adequa a um tipo de necessidade.Há atualmente sete versões. Modelos com cabine simples, cabine dupla, motor 1.3 aspirado, 1.0 turbo, mais equipados ou “pé duro” (sem muitos itens de série).
Adaptação ao mercado brasileiro
Se tem uma coisa que a Strada fez foi se adequar ao mercado brasileiro e as demandas do público local. O nível do veículo é aceitável, assim como o consumo de combustível aceitável, motorização e design.
Deixa a dever em alguns pontos como o excesso de plástico rígido no interior, mas para muitos públicos isso pouco importa, principalmente quem usa para o trabalho.
Economia
Em comparação com a Saveiro, a Strada é mais econômica para manter, com revisões e peças mais baratas que a rival.
Design moderno
Por fim o design. A Strada da nova geração veio mais moderna, com um visual mais agressivo e isso conquistou o público. Esse design moderno e atraente a diferencia não só da rival, mas também de outras picapes.
E você qual prefere entre as duas? Responda nos comentários!
Leia também: Por que a Volkswagen Saveiro não vende tão bem como a Strada
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.