Strada é um dos carros mais vendidos no Brasil; explicamos o motivo!
A Fiat Strada é um dos principais carros de sua montadora. Até o momento, é o veículo mais vendidos do Brasil. Mas quais são seus atributos?
A Fiat Strada é um dos carros mais veteranos disponíeis no mercado. Ela vem fazendo história e é um dos principais carros de sua montadora. Atualmente, é oferecida em duas opções de carroceria e três opções de acabamento diferentes. Dentre seus principais atributos, estão a praticidade e o conforto.
O modelo surgiu no segundo semestre de 1998. Seu principal objetivo era substituir a Fiorino (baseada no Uno). E parece que deu certo, visto que logo se tornou uma das principais picapes do cenário nacional. Até na Europa ela foi vendida. No ano passado, a Fiat decidiu inovar e mudou completamente no modelo.
Fiat Strada é um dos carros mais vendidos no Brasil. O Garagem360 diz por que!
A segunda geração trouxe um pouco mais de modernidade e tamanho para a ex-picape do Pálio. E isso se tornou uma vantagem diante suas concorrentes. A VW Saveiro, por exemplo, não ganha uma nova geração há um tempo já. Com essas mudanças, a Strada ganhou também a aprovação do público.
De acordo com dados da Fenabrave, foram vendidas 61.064 unidades no primeiro semestre. Ou seja, o carro mais vendido do País – o Hyundai HB20 terminou na segunda posição com 41.926 unidades comercializadas. E não é loucura dizer que existem boas chances dela fechar o ano na mesma posição.
Leia mais: Carros mais vendidos em julho de 2021; confira prévia da Fenabrave!
Custando a partir de R$ 79.390, ela está sendo oferecida nas seguintes configurações:
- Endurance Cabine Plus 1.4 = R$ 79.390
- Endurance Cabine Dupla 1.4 = R$ 86.990
- Freedom Cabine Plus 1.3 = R$ 84.990
- Freedom Cabine Dupla 1.3 = R$ 90.490
- Volcano Cabine Dupla 1.3 = R$ 95.590
Para o Garagem360, a Fiat Strada possui muitos atributos que talvez possam explicar o seu sucesso. As duas versões que possuem a Cabine Plus (ou cabine estendida) oferecem um bom espaço na caçamba. Ela tem capacidade de 1.354 litros. Ao todo, o automóvel pode levar 720 kg de carga útil.
Enquanto isso, as versões com cabine dupla se destacam pelo bom espaço interno. O entre-eixos de 2.737 mm garante o conforto necessário para os passageiros na cabine e um espaço honesto para guardar malas, compras e equipamentos.
Conjunto mecânico
O leque de opções de conjunto mecânicos da Fiat Strada são formados por dois motores, assim mais um dos motivos que o Garagem360 acredita que faz o sucesso do modelo.
Por exemplo, a configuração Endurance vem com o 1.4 Fire 8V Flex. Ele pode gerar uma potência de 88 cv usando etanol (85 cv a gasolina) a 5.750 rpm e torque máximo de 12,5 kgfm (etanol) ou 12,4 kgfm (gasolina) a 3.500 rpm.
Enquanto isso, as outras opções estão equipadas com o novo propulsor 1.3 Firefly Flex. Sua potência máxima é de 109 cv usando álcool (101 cv usando gasolina) a 6.250 rpm. O torque é de 14,2 kgfm (etanol) ou 13,7 kgfm (gasolina) a 3.500 rpm.
Em todos os casos, a transmissão é a manual de cinco velocidades. Talvez esse seja um dos poucos problemas do carro percebidos pelo Garagem360. Porém, até o final do ano, ela deve ganhar um câmbio automático. Ela virá na futura configuração Ranch.
Itens de série
Outro ponto de destaque é o seu conteúdo. Desde a versão de entrada, a Fiat Strada já oferece um bom pacote de equipamentos de série. Destaque para o ar-condicionado, direção hidráulica, luzes de condução diurna, controle de tração, controle de estabilidade e entre outros.
A configuração Freedom já oferece alguns itens interessantes. Os faróis de neblina são um bom exemplo disso. Sem falar da direção elétrica, do banco do motorista com ajuste de altura e o computador de bordo.
Já a versão Volcano possui suas exclusividades. E não é só o visual mais refinado e esportivo. Só nela você encontrará a central multimídia de 7 polegadas. Com ela, os ocupantes podem espelhar seus smartphones com o Android Auto ou o Apple CarPlay. Sem falar que é possível conferir as imagens da câmera de ré. Outros itens interessantes são:
- Sensor de estacionamento
- Vidros elétricos
- Bancos revestidos em tecido e couro
- Rodas de liga leve de 16 polegadas
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.