Fiat Strada deve manter a liderança e ser o carro mais vendido do Brasil em 2025

A Fiat Strada é o carro mais vendido do Brasil com 115.338 unidades acumuladas. Descubra a fórmula do sucesso: robustez, versatilidade (cabine dupla) e o domínio absoluto nas vendas diretas (CNPJ) que a mantém à frente do VW Polo e da concorrência.

Fiat Strada não é apenas a picape compacta mais vendida do Brasil; ela é o carro mais vendido do país, consolidando um domínio que já dura anos. Os números da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) mostram que a picape da Fiat mantém uma margem de segurança impressionante sobre seus concorrentes diretos e os hatches mais populares.

Fiat Strada deve manter a liderança e ser o carro mais vendido do Brasil em 2025

Até outubro deste ano, a Strada registrou 115.338 unidades emplacadas, garantindo a primeira colocação no acumulado. Para se ter uma ideia da sua força no mercado, o segundo colocado geral, o VW Polo, acumulou 102.857 unidades no mesmo período. A diferença de mais de 12 mil unidades reforça a hegemonia da picape.

Somente no mês de outubro, a Strada emplacou 14.041 unidades, um volume que atesta sua resiliência e a demanda contínua por um veículo que se tornou um pilar do mercado nacional.

Fiat Strada deve manter a liderança e ser o carro mais vendido do Brasil em 2025 – Foto: Divulgação

A Fórmula do Sucesso: Versatilidade e Foco no CNPJ

O sucesso estrondoso da Fiat Strada, que se prepara para ser o veículo mais vendido do Brasil pelo quinto ano consecutivo, pode ser explicado por uma combinação de fatores:

1. Versatilidade para o Trabalho e Lazer

A Strada, em suas quase três décadas de história, evoluiu de uma picape essencialmente de trabalho (derivada do Palio) para um veículo que atende a múltiplos perfis.

Cabine Dupla e Quatro Portas: A introdução da cabine dupla (e posteriormente das quatro portas) ampliou seu apelo para famílias e para o pequeno empreendedor que precisa de um carro para o trabalho durante a semana e para o uso particular no fim de semana.

Capacidade de Carga: O modelo mantém uma capacidade de carga expressiva (até 720 kg na versão cabine simples), e sua caçamba, com volume que supera até modelos maiores como a Toro em algumas configurações (1.354 litros na cabine simples), é um diferencial para quem precisa transportar volumes.

Leia aqui: Preços da Fiat Strada caem quase R$ 25 mil no CNPJ em novembro; veja valores

2. O Poder da Venda Direta (CNPJ)

Um dos pilares que sustenta o volume de vendas da Strada é o mercado de frotistas e vendas diretas para pessoas jurídicas.

Foco no Empreendedor: A Fiat trabalha estrategicamente com negociações para grandes frotas, locadoras e, principalmente, pequenos empresários (CNPJ/MEI). Mais de 70% das vendas da Strada são realizadas neste canal, reforçando seu caráter de veículo de trabalho.

Fiat Strada – Foto: Divulgação

3. Robustez, Custo-Benefício e Motores Eficientes

A Strada carrega a reputação de ser um carro robusto, com manutenção acessível e uma vasta rede de concessionárias Fiat.

Mecânica Diversificada: O modelo oferece o motor 1.3 Firefly (com câmbio manual ou automático CVT), conhecido pelo bom equilíbrio entre desempenho e economia de combustível. Além disso, a picape foi pioneira ao receber o motor 1.0 Turbo 200 Flex, que entrega 130 cv e oferece um toque de desempenho e sofisticação às versões topo de linha.

Liderança no Segmento: A ausência de concorrentes diretos fortes também contribui. No segmento de picapes compactas, apenas a VW Saveiro resiste, mas com volumes de emplacamentos muito inferiores, deixando a Strada praticamente isolada na liderança.

O resultado é um veículo que combina a robustez necessária para o trabalho com itens de conforto e tecnologia (como central multimídia, faróis de LED e, nas versões mais caras, o motor turbo) que o tornam uma escolha racional e imbatível no mercado brasileiro.

Strada lidera com folga! Ela é a melhor picape compacta ou é apenas o melhor custo-benefício? Deixe sua opinião sobre o sucesso da Strada nos comentários!

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.