Fiat Strada 2024 terá motor turbo e mais novidades para enfrentar a Montana

Confira o que já sabemos sobre a Fiat Strada 2024; picape terá motor turbo do Pulse e ganhará novos equipamentos de série

A Stellantis já adiantou algumas novidades sobre a Fiat Strada 2024. A picape compacta terá o motor 1.0 turbo flex de Pulse e Fastback, além de atualizações no visual e no pacote de conectividade.

Veja novidades da Fiat Strada 2024

Sem dúvidas, a Fiat Strada é um produto que tem ganhado cada vez mais relevância no mercado nacional. Prova disso é que a picape compacta é veículo mais vendido do mercado brasileiro por dois anos seguidos. Em 2022, a Strada emplacou 112.456 unidades; em 2021, foram 109.107 exemplares.

Um dos bons motivos para tal resultado pode ser a adoção da transmissão CVT aliada ao motor 1.3 Firefly, bem como a versatilidade do veículo, principalmente nas versões de topo.

No entanto, a picape terá uma nova rival de peso em 2023: a nova Chevrolet Montana 2024, utilitário que irá competir tanto com a Strada, quanto com sua irmã maior, a Toro.

Como resposta à chegada da Montana, a Stellantis, grupo automotivo do qual a Fiat faz parte, adiantou alguns detalhes da Fiat Strada 2024 em uma apresentação para a imprensa na Argentina.

A modificação mais importante estará embaixo do capô, onde o modelo passará a contar com o motor 1.0 turbo T200 nas versões de topo (sempre associado à caixa CVT). Nos SUVs Pulse e Fastback, o motor T200 rende 130/125 cv de potência (etanol/gasolina) e torque de 20,4 kgfm, independentemente do combustível.

Hoje, com exceção da versão de entrada – que ainda conta com o motor 1.4 Fire EVO –, a Strada tem motor 1.3 Firefly, que rende 107/98 cv de potência e 13,7/13,2 kgfm de torque com etanol e gasolina, respectivamente. Dessa forma, a Strada com motor turbo terá um ganho de até 23 cv na potência e de 6,7 kgfm no torque (considerando dados com etanol).

Strada 2024 terá motor 1.0 turbo de até 130 cv de potência na versão topo de linha (Foto: Divulgação/Fiat)

Sobre a Toro, toda a linha da picape média da montadora italiana já é composta por motores turbo, seja flex (1.3) ou diesel (2.0). No caso da rival Montana, todas as configurações terão motor 1.2 turbo flex.

Mudanças estéticas e tecnológicas

Além da atualização mecânica, a Strada 2024 também poderá estrear com algumas atualizações visuais e no pacote de equipamentos. Na parte externa, o utilitário deverá receber novos desenhos para as rodas e grade redesenhada.

No interior, as mudanças irão incluir novo acabamento para bancos e painel e adoção de nova central multimídia com tela de 8,4” – em substituição à atual, com tela de 7″.

Quando a Fiat Strada 2024 chega?

Conforme adiantado pela Stellantis, a Fiat Strada 2024 será lançada no mercado argentino no  terceiro trimestre, entre julho e setembro. Não deverá demorar para o modelo também ser apresentado em solo brasileiro.

Produzida em Betim, Minas Gerais, no polo industrial do grupo automotivo, a atual linha da Fiat Strada é ofertada em seis versões, com preços entre R$ 99.990 e R$ 127.990.

Fiat Strada 2024 chegará no terceiro trimestre ao mercado argentino (Foto: Divulgação/Fiat)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile