Fiat Strada 2024 agora tem motor turbo e nova versão; preços iniciam em R$ 100.990

Carro mais vendido do País no acumulado do ano, a Fiat Strada chega com novidades na linha 2024, incluindo versão inédita e motor turbo.

Líder absoluta do segmento de picapes, a Fiat Strada tem a tradição de sempre introduzir inovações para a categoria. E embora tenha sido desalojada do topo de vendas do mercado brasileiro nos últimos dois meses pelo VW Polo, o modelo continua sendo o carro mais vendido do País no acumulado do ano. Para continuar sua trajetória de sucesso, a Strada chega com novidades na linha 2024.

Confira todas as novidades da Fiat Strada 2024

Desenvolvida e fabricada no Polo Automotivo Stellantis de Betim desde 1998, a picape teve diversos marcos de ineditismo ao longo de sua vida. Foi assim quando passou a ter cabine estendida em 1999, cabine dupla em 2009 e a terceira porta em 2013. 

Recentemente, em 2020, passou por uma grande atualização, quando ficou mais robusta, ganhou novo visual e adquiriu novas funcionalidades. No ano seguinte, a Fiat Strada inovou ao se tornar a primeira do seu segmento a receber o câmbio automático do tipo CVT.  Neste ano, a Fiat comemorou o marco de 400 mil unidades produzidas do modelo desde que foi reestilizado.

“Além de estar mais potente com um novo motor, ter ganhado mais funcionalidades e até uma nova versão, também trazemos uma edição comemorativa de aniversário. Afinal, completar tanto tempo de mercado e ainda se manter tão relevante e no topo do ranking, não é para qualquer um”, celebra Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul.

Novo motor turbo flex

Fiat Strada 2024 agora tem motor turbo e nova versão

Fiat Strada 2024 (Foto: Divulgação/Stellantis)

A performance da Fiat Strada foi aprimorada na linha 2024. A picape ganhou mais potência e torque graças ao motor Turbo 200 Flex. Com isso, a Strada se torna a primeira picape turbo flex do segmento B no mundo.

O propulsor, que estreou com o Fiat Pulse, faz parte da premiada família de motores turbo flex desenvolvida pela Stellantis. O Turbo 200 Flex conta com maior performance e mais eficiência, graças ao uso de três cilindros, seguindo a tendência mundial de downsizing, entregando um conjunto mais leve.

Um turbocompressor de baixa inércia da BorgWarner com wastegate eletrônica – que se ajusta rapidamente às demandas do acelerador de forma ativa – se faz presente. Além disso, conta com o MultiAir III, uma tecnologia exclusiva da Stellantis, dotada de um sistema eletro-hidráulico para fazer um controle flexível das válvulas de admissão, mantendo a alta performance sem comprometer o consumo de combustível, e baixo nível de emissões.

Com potência de 130 cv com etanol (125 cv com gasolina) e torque de 20,3 kgf.m, o propulsor permite que o modelo vá de 0 a 100km/h em apenas 9,5 segundos, sendo o mais rápido entre os concorrentes. 

A Fiat Strada 2024 passa a contar com o botão Sport no volante. Com seu acionamento, todo o ajuste da picape é alterado para uma maior sensibilidade do pedal acelerador. A nova motorização é combinada com o câmbio automático CVT com opção de 7 marchas e três modos de condução (Automático, Manual e Sport).

Também há novidades no trem de força da versão Endurance, que passa contar com o motor 1.3 Firefly, propulsor conhecido por sua robustez e eficiência. Com nota A de consumo pelo Instituto Nacional de Metrologia, Tecnologia e Qualidade (Inmetro), é um dos mais eficientes e econômicos do segmento, fazendo até 14,2 mm/l na estrada. 

Além disso, são 107 cv de potência e 13,7 kgf.m de torque com etanol e 98 cv e 13,2 kgf.m quando abastecido com gasolina. O motor é combinado com um câmbio manual de cinco marchas.

Nova versão de linha e mais tecnologia

Fiat Strada 2024 agora tem motor turbo e nova versão

Interior da Fiat Strada 2024 na versão topo de linha Ultra (Foto: Divulgação/Stellantis)

A versão Ultra, já conhecida na gama da picape Fiat Toro, chega como novidade para completar a família Strada. Com mais esportividade, ela entra no topo da linha o, junto com a Ranch, que também traz novidades.

A Ultra se destaca pela sua exclusividade. A arrojada grade possui friso vermelho, o que traz ainda mais diferenciação ao visual do modelo. Por dentro, os bancos dianteiros levam a escrita com nome da versão bordada em vermelho.

A Fiat Strada 2024 traz ainda algumas alterações no design. Externamente, nas versões Ultra e Ranch, recebeu nova grade frontal, novo para-choque integrado, novos faróis de neblina em LED e novo skidplate, que conferem um visual muito mais robusto e agressivo. 

Nessas versões, foi adicionada uma dose extra de conforto com novos bancos de couro e novos painéis de porta com detalhes em couro. 

Na cabine, a Strada ganhou novo volante com Fiat Script em todas as versões e botão Sport integrado (esse último apenas nas versões com motor turbo flex), além de novos painéis de porta com detalhes em couro.

A Fiat Strada  2024 é equipada com recursos como controle eletrônico de estabilidade (ESC), que corrige automaticamente as saídas dianteiras e traseiras, e o sistema Hill Holder, que mantém o freio acionado automaticamente por aproximadamente dois segundos ao arrancar em ladeiras e em ré em manobras. 

Ainda há o recurso TC+, que faz o controle eletrônico do eixo de tração em situações leves de off-road, freando a roda que tiver menos tração e proporcionando maior aderência e desempenho em terrenos desafiadores. 

A picape também conta com sistema multimídia Uconnect 7, que oferece conectividade avançada sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. Para completar, traz ar-condicionado digital automático e um prático carregador sem fio.

Série limitada Edizione 25

Fiat Strada 2024 agora tem motor turbo e nova versão

Fiat Strada 2024 Edizione 25 terá apenas 1.025 unidades à venda (Foto: Divulgação/Stellantis)

Atingir 25 anos de presença no mercado é uma conquista notável para qualquer veículo, especialmente em um segmento que está cada vez mais competitivo. Isso motivou a Fiat a apresentar uma edição especial em comemoração ao ano de aniversário da picape. A Fiat Strada Edizione 25 terá apenas 1.025 unidades disponíveis.

Com todos os recursos da versão Ultra, a série limitada Edizione 25 traz um visual único. Está disponível na cor Cinza Strato com teto preto, o que confere um visual marcante e diferenciado. 

Um adesivo lateral da série é colocado próximo à lanterna traseira, agregando um toque especial ao design. Para complementar o estilo, os retrovisores vêm com capa em preto brilhante, enquanto as rodas são destacadas por uma pintura escurecida, dando à variante uma aparência esportiva e exclusiva.

No interior da edição especial, um escudo numerado de 0001 a 1.025 é colocado abaixo da central multimídia, destacando a edição com um número único. 

As soleiras são personalizadas com a descrição da série. Além disso, acessórios exclusivos da Mopar aprimoram a série limitada. Os itens incluem pedaleiras esportivas, Fiat Box (uma caixa organizadora prática e funcional) e para-barros, que oferecem proteção e estilo adicional ao veículo.

Novos preços para a Fiat Strada 2024

Fiat Strada 2024 agora tem motor turbo e nova versão

Com cabine simples, versão de entrada Endurance oferece mais espaço para cargas (Foto: Divulgação/Stellantis)

Confira abaixo os preços sugeridos da gama completa da Fiat Strada 2024:

  • Fiat Strada Endurance CP 1.3 Flex MT – R$ 100.990
  • Fiat Strada Freedom CP 1.3 Flex MT – R$ 106.990
  • Fiat Strada Freedom CD 1.3 Flex MT – R$ 112.990
  • Fiat Strada Volcano CD 1.3 Flex MT – R$ 114.990
  • Fiat Strada Volcano CD 1.3 Flex CVT – R$ 120.990
  • Fiat Strada Ranch CD 1.0 Turbo 200 Flex CVT – R$ 132.990
  • Fiat Strada Ultra CD 1.0 Turbo 200 Flex CVT – R$ 132.990
  • Fiat Strada Edizione 25 CD 1.0 Turbo 200 Flex CVT – R$ 135.990
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA