Estas picapes urbanas podem substituir um SUV facilmente

Entre os automóveis, uma categoria vem se destacando atualmente e conquistando cada vez mais clientes Brasil afora. Nesse sentido, elegemos três picapes urbanas que podem entregar muito mais que um SUV.

Fiat, Renault ou Chevrolet, qual dessas marcas têm a melhor picape urbana?
Qual picape urbana leva vantagem nessa disputa? (Foto: Montagem/Divulgação)

Picapes que podem substituir SUVs

Fiat, Renault e Chevrolet são três das maiores montadoras do país. Assim, é natural que essas fabricantes façam parte do momento de alta que as picapes vivem e também preparem estratégias em prol dessa demanda. 

Apesar do mercado dessa categoria estar vivenciando uma mudança com relação ao perfil de modelo cada vez mais sofisticado, é possível realçar algumas picapes ‘’intermediárias’’ de uso urbano que se destacam no mercado. 

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Desta maneira, representando Fiat, Renault e Chevrolet, os modelos Toro, Oroch e Montana, são exemplos de veículos da categoria que substituem um SUV.

Portanto veja os principais pontos de cada uma dessas picapes em suas respectivas versões de entrada. 

Preço

Na versão Endurance Turbo 270, a Fiat Toro parte de R$ 146.990, enquanto a Renault Oroch Pro, mais barata, custa R$ 115.900. Por fim, a Chevrolet Montana tem versões com preço inicial de R$ 118.690. 

Fiat, Renault ou Chevrolet, qual dessas marcas têm a melhor picape urbana?
Qual picape urbana leva vantagem nessa disputa? (Foto: Montagem/Divulgação)

Motorização

Puxando o tópico força, a Toro possui motor 270 flex que entrega 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque a 1.750 rpm, além de transmissão automática de seis velocidades.  

Já a Oroch conta com motorização 1.6 SCe que produz 120 cv de potência e 16,2 kgfm de torque, além de câmbio manual de seis marchas. 

Por sua vez, a nova Montana  possui motor 1.2 turbo flex de três cilindros, que desenvolve 133 cv de potência a 5.500 rpm e 21,4 kgfm de torque a 2.000 rpm com etanol, além de câmbio automático de seis marchas. 

Consumo

Um quesito que pesa na compra de qualquer carro é o consumo de combustível que ele realiza. Nesse sentido, a Toro faz em média na cidade, 6,8 e 9,7 km/l com etanol e gasolina, respectivamente. Na estrada, esse índice sobe para 8,2 km/l com etanol e 11,6 km/l com gasolina. 

A Oroch faz até 7,4 km/l com etanol e 11,3 km/l com gasolina, na cidade e 8 km/l com etanol e 11,6 km/l com gasolina, na estrada, de acordo com o Inmetro. 

Já a Montana é a mais econômica entre essas concorrentes, com desempenho de 7,7 km/l (etanol) e 11,1 km/l (gasolina) na cidade e 9,3 km/l (etanol) e 13,3 km/l (gasolina) na estrada. 

Fiat, Renault ou Chevrolet, qual dessas marcas têm a melhor picape urbana?
Qual picape urbana leva vantagem nessa disputa? (Foto: Divulgação)

Itens de série

Para a atual linha 2023, a Fiat Toro trouxe algumas novidades entre os equipamentos de série desde a versão mais acessível. 

Os principais itens de série da picape são: central multimídia com tela de 7’’, painel de instrumentos de 7’’, monitoramento de pressão dos pneus, sensor de estacionamento traseiro, faróis full LED, seis airbags, piloto automático com controlador de velocidade, controle de tração e de estabilidade, 4 alto-falantes, além do aplicativo My Car Fiat.

A Oroch por sua vez, possui equipamentos de série como: start stop, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, limitador e controlador de velocidade e direção eletro-hidráulica, central multimídia com tela de 8’’, conectividade para Android Auto e Apple Car Play sem fio e ar-condicionado.

Na versão LTZ, a Montana traz alguns itens de série, com destaque em especial para: ar-condicionado; direção, travas e vidros elétricos, rodas de alumínio 17”, chave com sensor de aproximação, portas com sensor de aproximação, partida sem chave, coluna de direção com regulagem em altura e profundidade. 

Além disso, traz itens de segurança como: seis airbags, freios ABS com EBD, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro. 

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
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