Fiat Pulse contará com recursos do Google Assistant, SUV chegará em breve

Fiat Pulse
O Fiat Pulse trará itens de tecnologia jamais vistos na categoria (Foto: Divulgação/Fiat)

O Fiat Pulse é bastante esperado pelos consumidores. Será ele que colocará a montadora no mesmo patamar dos outros SUVs compactos. Uma das poucas categorias que ela não possui um representante. Além disso, seu pacote tecnológico será de primeira linha.

A Stellantis divulgou nesta quarta-feira (18/08) que o veículo contará com a presença de novos recursos de Assistência e Assistentes Virtuais (Google Assistant e Amazon Alexa). O segundo será exclusivo na categoria.

Este veículo será lançado ainda neste ano. Algumas unidades já foram flagradas e o seu design final já é conhecido. Existe a possibilidade dele usar um novo motor. Trata-se do 1.0 Turbo GSE. Ele tem potência máxima de 120 cv e torque 20 kgfm.

Fiat Pulse
Foto: Divulgação/Fiat

Fiat Pulse contará com recursos do Google Assistant

A expectativa é que o nível tecnológico do novo modelo da Fiat seja bastante alto. Ele virá com conexão Wi-Fi e carregador wireless. Sem falar do novo cluster digital. O proprietário do veículo poderá conferir as novidades na central multimídia de 10,1 polegadas.

Ela segue o mesmo conceito de tela flutuante do Jeep Compass. Além disso, conta com o sistema Fiat Connect Me. A plataforma de serviços conectados será das grandes novidades do carro.

Foto: Divulgação/Fiat

Uma das principais funcionalidades será o uso dos assistentes virtuais Google Assistant e Amazon Alexa. Elas são dois recursos bastante conhecidas para os donos de smartphones. Com o comando de voz, você poderá usar o próprio celular (ou um smartwatch) para abrir e fechar as portas, por exemplo.

Fiat Pulse
Foto: Divulgação/Fiat

Além de outras outras funções, como:

  • Acionar luzes
  • Acionar buzina
  • Dar a partida ao veículo
  • Acionar o ar-condicionado (ou aquecedor)
  • Nível de combustível
  • Hodômetro
  • Próximas revisões

O Fiat Pulse será o único de sua categoria a vir com eles. Entretanto, esta não é uma exclusividade no mercado automotivo em geral. Alguns veículos da BMW e da Mini oferecem conexão com o serviço da Amazon. A marca de Betim-MG acredita que seu novo veículo ajudará a tornar mais acessível este tipo de sistema.

Foto: Divulgação/Fiat

“Sem dúvida alguma, o Pulse vai ajudar a democratizar o acesso aos serviços conectados para os clientes dentro da linha Fiat. Por meio de uma ampla gama de recursos e funcionalidades, estaremos cada vez mais próximos dos consumidores oferecendo soluções inovadoras que facilitem o dia a dia das pessoas”, diz Herlander Zola, diretor do Brand Fiat para a Américo do Sul e Operações Comerciais Brasil

Outros serviços

Foto: Divulgação/Fiat

A Stellantis também anunciou que o Fiat Connect Me irá oferecer serviços de assistência ao condutor. Ou seja, mais recursos que ajudam a vida do motorista na hora de dirigir. Um deles é o navegador. O condutor pode consultar informações de trânsito em tempo de real (com visualização intuitiva em 2D e 3D). Além disso, o sistema pode avisar o mesmo sobre a necessidade de reabastecer o veículo. Tudo isso baseada na autonomia atual.

Fiat Pulse
Foto: Divulgação/Fiat

Outro ponto bastante importante será os recursos pensados para a segurança. Algo muito próximo do sistema OnStar da Chevrolet. A marca diz que os ocupantes do veículo poderão entrar em contato com um call center para solicitar assistência em casos de emergência médica.

Agora, em caso de acidentes, um sistema foi instalado nos airbags. Ele fará uma ligação automática para o mesmo call center quando o equipamento for acionado. Neste caso, os operadores irão usar as coordenadas do GPS e informações básicas do veículo. Tudo isso para chamar ambulâncias para ajudar no atendimento.

Leia mais: Fiat Argo segue como o mais vendido na primeira quinzena de agosto

Outras tecnologias podem ser úteis. Um deles é o assistente  casos de roubo ou furto. O dono terá a disposição também outros tipos de alertas interessantes. Um deles detecta tentativas de furto ou reboque que não foi autorizado.

Sem falar dos alertas que ajudam o proprietário a manter o controle do carro. Ele poderá ser usado até quando outra pessoa estiver no comando. Alertas indicaram se o carro passou do limite de velocidade estabelecido, rodou fora do perímetro ou até mesmo se ele está sendo usado fora do horário permitido.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar