Fiat Pulse x VW Nivus: quem domina o segmento de SUVs compactos?
No comparativo entre os SUVs compactos Fiat Pulse e VW Nivus, quem leva a melhor ao analisar design, tecnologia e motorização?
Um dos mais importantes segmentos do mercado automotivo brasileiro é o de SUVs compactos, que tem como líder disparado o Jeep Rengade. No entanto, modelos como Fiat Pulse e VW Nivus também possuem um lugar consagrado na categoria. No comparativo entre o veículo italiano e o alemão, quem leva a melhor?
Fiat Pulse x VW Nivus: modelos competem entre si, mas quem leva a melhor?
Para uma disputa mais justa, a reportagem irá considerar a versão topo de linha de ambos os SUVs, ou seja, o Fiat Pulse Impetus, que atualmente tem preço público sugerido de R$ 123.490. Já a configuração do VW Nivus é a Highline, que pode ser comprada com um preço inicial de R$ 133.990.
Nesse aspecto, o modelo da montadora italiana dispara em vantagem através dos R$ 10 mil a menos cobrados. No entanto, aspectos como design, tecnologia embarcada, motorização e consumo devem ser levados em consideração.
Fiat Pulse: os R$ 10 mil a menos não são a única vantagem do modelo
Sobre o design, a dianteira, alta e imponente, transmite elegância e versatilidade. O para-choque elevado amplia o ângulo de entrada. Os faróis de LED têm uma expressão de confiança e demonstram a tecnologia presente dentro e fora do Pulse.
O estilo musculoso do Pulse se mantém na lateral, com grandes arcos em torno dos para-lamas, rack longitudinal no teto e acabamento diferenciado sob os vidros. As rodas de liga leve 17” têm desenho exclusivo para a versão.
No interior, o modelo agrega bancos revestidos em couro, cluster 7″ Full Digital, sistema de navegação GPS embarcado, sensor de estacionamento dianteiro, volante com regularem de altura e profundidade e central multimídia com tela de 10,1″ touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Entrada Auxiliar, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C.
Quando o assunto é motorização, ele agrega o motor Turbo 200 Flex, o 1.0 sobrealimentado com até 130 cv de potência máxima com etanol e 125 cv com gasolina. O torque é de 200 Nm (20,4 kgf.m), independente do combustível, está disponível entre 1.750 rpm e 3.500 rpm. Aliado ao motor, está a transmissão automática tipo CVT que simula até 7 velocidades.
O conjunto motriz desempenha velocidade máxima de 187 km/h (gasolina) / 189 km/h (etanol). O de 0 a 100 km/h é feito em 9,7 segundos com gasolina e 9,4 segundos com etanol.
Sobre os dados de consumo, no ciclo urbano ele rende 12 km/l com gasolina e 8,5 km/l com etanol. Já na estrada o rendimento é de 14,6 km/l com gasolina e 10,2 km/l com etanol.
E o VW Nivus? Ele também conta com um conjunto bem interessante
Sobre o Nivus, o modelo agrega um design marcante, ao estilo SUV cupê, que combina muito bem com o estilo urbano, no entanto, não é um ponto alto para quem curte a posição elevada dos SUVs mais tradicionais. Nesse caso, as rodas também são de 17”.
No quesito tecnológico, ele conta com AEB e o ACC. Também é possível destacar a iluminação 100% em LED, o Alerta de Fadiga, Post Collison Brake e central de infotainment com tela de 10,1 polegadas que trabalha em conjunto com o painel de controle de 10,25”.
Sobre a parte mecânica, o Nivus tem motor 1.0 200 TSI Turboflex. A potência é um pouco menor no comparativo com o Fiat. São 128 cv com etanol e 116 cv com gasolina. Sobre o torque, o modelo entrega 20,4 kgf,m em ambos os casos. O modelo possui transmissão automática com conversor de torque.
A velocidade máxima é de 189 km/h, já o de 0 a 100 km/h é feito em 10 segundos. Sobre os dados de consumo, o modelo no ciclo urbano tem uma média de 7,7 km/l com etanol e 10,7 km/l com gasolina. Já na estrada os dados são de 9,4 km/l e 13,2 km/l, respectivamente.
Aproveite e veja: Tudo sobre o Fiat Toro 2022
No final, quem levou a melhor?
Os dois modelos apresentam um interessante conjunto de equipamentos, e motorização. Sobre o design, o que vai prevalecer é o gosto final do consumidor, já que ambos possuem um apelo urbano, porém, esse estilo no VW Nivus é diferenciado pelo efeito cupê da carroceria.
No interior o pacote de equipamentos é bem semelhante, o que desempata ao final é o estilho de condução. Quem prefere por um veículo que entrega posição alta de dirigir, o carro da Fiat é a escolha certa.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.