Fiat Pulse e Fiat Cronos: quem vale mais por R$ 80 mil?
Qual dos dois veículos vale a pena para quem pensa em comprar um carro até R$ 80 mil? Fiat Pulse Drive 1.3 ou Fiat Cronos 1.3 Flex? Veja!
No final do mês passado, a Fiat apresentou seu primeiro SUV. O Fiat Pulse chegou trazendo novidades tecnológicas e um novo motor. Sem falar que o preços são bastante acessíveis. A versão mais barata do veículo está custando R$ 79.990. Ou seja, praticamente na mesma faixa de preço do Fiat Cronos 1.3 Flex (R$ 76.790). Mas qual dos dois veículos valem a pena para quem prensa em comprar um carro até R$ 80 mil? Os dois são bastante semelhantes.
Nos últimos anos, vimos que a oferta de SUVs cresceram em todo o mundo. E aqui no Brasil a situação não foi muito diferente. Este tipo de carro faz bastante sucesso hoje em dia e se destacam pelo visual imponente e bom espaço interno. A maior prova disso é que podemos ver que muitos modelos deste tipo estão posicionados entre os mais emplacados.
Fiat Pulse 1.3 x Fiat Cronos 1.3: veja qual é a melhor opção
Entretanto, os sedãs, que também possuem o bom espaço interno como principal característica, vem perdendo espaço. A Fiat é uma das marcas que tem representantes em ambas. O Pulse, por exemplo, pode ser considerado o grande lançamento da marca do ano. Desenvolvido aqui no Brasil e fabricado em Betim-MG, ele chegou trazendo boas novidades. Uma delas é a plataforma MLA. A Fiat diz que a carroceria do modelo é composta por 87% de aços de alta e ultra-alta resistência.
O design também impressiona. O Fiat Pulse traz uma grade dianteira grande e faróis dianteiros (de LED) que deixam o visual mais esportivo. Acima deste dois itens, uma barra na horizontal. Olhando ele de perfil, a lateral faz lembrar um pouco o Argo. Já na traseira, o carro traz lanternas tridimensionais e para-choque exclusivo. Ele mede 4.099 mm de comprimento, 1.774 mm de largura e 1.576 mm de altura.
Como vimos acima, o preço da versão de entrada está bem um pouco acima do Fiat Cronos mais barato. O sedã compacto da marca começou a ser vendido em 2018. Ao contrário de outros modelos, ele está sendo feito na Argentina. Sua missão é concorrer em uma categoria que a montadora italiana foi sempre forte: a dos sedãs compactos.
Apesar de estar longe do líder, ele mantém um bom volume de vendas. Na teoria, o Cronos chegou para ser o sedã do Argo, mas eles possuem diferenças no visual. Neste caso, estamos falando do para-choque e da grade. Na versão mais barata, que estamos comparando aqui, ele não traz faróis de LED. Suas dimensões são: 4.364 mm de comprimento, 1.726 mm de largura e 1.508 mm de altura.
Mesmo motor 1.3
Uma característica que une os dois carros é o fato de estarem equipados com o motor Firefly 1.3 8V Flex. No entanto, no Fiat Cronos, ele pode gerar uma potência máxima de 101 cv a 6.000 rpm (gasolina) ou 109 cv a 6.250 rpm (etanol) e torque de 13,7 kgfm (gasolina) ou 14,2 kgfm a 3.500 rpm. Ele está acoplado a uma transmissão manual de cinco marchas.
Já no Fiat Pulse, o propulsor pode produzir 98 cv a 6.000 rpm (gasolina) ou 107 cv a 6.250 rpm (etanol) e torque de 13,2 kgfm a 4.250 rpm (gasolina) ou 13,7 kgfm a 4.000 rpm (etanol). Ele também está equipado com um câmbio mecânico de cinco marchas. Considerando também o peso de cada carro, é possível ver que o sedã é mais potente.
Já os números de desempenho são quase parecidos. Com etanol, o Cronos acelera de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 182,9 km/h. Agora, usando o mesmo combustível, o Pulse acelera até 100 km/h em 11,7 segundos e tem uma velocidade máxima de 178 km/h.
Consumo
Outra característica que torna os dois carros semelhantes é o consumo. Ambos possuem quase que os mesmos números. E de acordo com dados do Inmetro, o Fiat Cronos leva a vantagem na maioria dos requisitos. Ele pode rodar 13 km/l (gasolina) e 9 km/l (etanol) na cidade. Já na estrada, o carro pode fazer 15,6 km/l (gasolina) e 11 km/l (etanol).
Já o Fiat Pulse leva uma pequena vantagem no consumo urbano com etanol. Isso porque ele faz 9,1 km/l. Já com gasolina, este número sobre para 14,7 km/l. O consumo rodoviário é de: 14,7 km/l (gasolina) e 10,1 km/l (etanol).
Atributos e equipamentos de série
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Os dois carros podem agradar quem busca um bom espaço interno. Ambos possuem uma boa distância entre-eixos. Quem leva a melhor neste quesito é o Pulse (2.532 mm contra 2.521 mm do Cronos). No entanto, o Cronos leva boa vantagem quando o assunto é porta-malas (525 litros contra 370 litros do Pulse).
Já no quesito pacote de equipamentos o SUV compacto leva vantagem. O Fiat Pulse Drive 1.3 já vem de série com quatro airbags, alarme antifurto, Fiat Sound System, ar-condicionado automático e digital, controle eletrônico de tração, banco do motorista com regulagem de altura, barra longitudinais, central multimídia de 8,4 polegadas (com Apple CarPlay e Android Auto wireless), Direção elétrica, controle eletrônico de estabilidade, função Follow me Home, Hill Holder, piloto automático, rodas de liga leve de 16 polegdas, sensor de estacionamento traseiro, Traction Control Plus (TC+), vidros elétricos com função one ouch, Lane Change e entre outros.
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Já o Fiat Cronos 1.3 Flex tem um pacote mais modesto. Ele traz de fábrica ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, alarme antifurto, computador de bordo, direção elétrica progressiva, controle eletrônico de aceleração, Função Follow me Home, Lane Change, lanterna traseira em LED, painel de instrumentos de 3,5 polegadas, rodas de liga leve de 15 polegadas, vidros e travas elétricas, volante com regulagem de altura, airbag duplo, freios ABS e entre outros.
O Fiat Pulse oferece mais por até R$ 80 mil!
Assim sendo, temos aqui dois carros bastante interessantes. Ambos possuem preços acessíveis, considerando a média do mercado, e um bom consumo de combustível. Mas se você tiver R$ 80 mil em mãos, o Fiat Pulse Drive 1.3 pode ser a melhor opção. Ele leva vantagem pelo projeto mais moderno e pela boa lista de equipamentos. Sem falar que as diferenças na performance são poucas.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.