Até o ano de 2025, a Stellantis realizará o lançamento de alguns carros eletrificados aqui no Brasil. A dupla Fiat Pulse e Fastback podem ser os primeiros modelos híbridos fabricados no Brasil pela Fiat. Estes modelos contariam com um sistema híbrido-leve. Ou seja, ficariam mais econômicos. Saiba mais detalhes!
Fiat Pulse e Fastback híbridos? Saiba mais!
Esta informação é da revista especializada Quatro Rodas. De acordo com a publicação, os primeiros veículos híbridos da montadora italiana devem chegar no ano de 2024. Na ocasião, os modelos devem passar por uma série de mudanças. Lembrando que apenas o Pulse já foi lançado. A apresentação do Fastback deve acontecer nos próximos meses.
A revista informa que as versões híbridas dos carros devem usar os motores 1.0 e 1.3 Turbo Flex. Mas a novidade está na presença de um sistema de 48V, igual acontece em diversos carros modernos. O sistema estará conectado ao virabrequim.
VEJA TAMBÉM
No caso, sai o alternador, que fica conectado ao virabrequim por meio de correia dentada, e entra um propulsor/gerador. Tais mudanças podem fazer com que os carros fiquem mais potentes e econômicos. Há a expectativa que um Fiat Pulse equipado com o motor 1.0 Turbo possa fazer 13 km/l na cidade e 17 km/l na estrada (gasolina).
Vamos esperar para ver se esta ideia se concretiza. Hoje, o mercado de SUVs com motores híbridos está crescendo.
A Jeep, por exemplo, possui o Compass 4xe (que é híbrido plug-in). O lançamento destes carros faz parte de um plano da Stellantis para os próximos anos. Conforme foi anunciado pelo grupo recentemente, serão lançados aqui no Brasil sete veículos com algum tipo de eletrificação até o ano de 2025.
Ao todo, espera-se que sejam lançados pela Stellantis 51 novos veículos nos próximos anos. No caso, além dos sete modelos eletrificados citados acima, ainda terão 16 novos carros e 26 modelos reestilzados. Aqui no Brasil, o grupo é representado pela Fiat, pela Jeep, pela Citroën, pela Peugeot e por outras marcas.
Fiat Pulse 2022
O Fiat Pulse foi lançado aqui no Brasil em outubro de 2021. Hoje, o carro é vendido em cinco versões diferentes. Os preços do modelo partem de R$ 95.290. Ao todo são duas opções de motorização. Uma delas é o motor 1.3 Firefly 8V Flex, que pode render 107 cv de potência e 13,7 kgfm de torque.
Neste caso, o modelo pode vir equipado tanto com um câmbio manual de cinco velocidades quanto com uma transmissão automática do tipo CVT. A outra opção é o motor 1.0 Turbo Flex, que pode produzir uma potência máxima de 130 cv e um torque máximo de 20,4 kgfm. O propulsor só estará acoplado ao câmbio automático CVT.
Fastback vem aí
Hoje em dia, o único SUV da Fiat aqui no Brasil é o Pulse. Mas isso irá mudar nos próximos meses. A empresa italiana irá apresentar ainda em 2022 o novo Fastback. Baseado no plataforma MLA, a mesma do SUV compacto, o novo SUV-cupê deve contar com um visual ousado. Neste caso, a inspiração deve ser o carro conceito Fastback, mostrado em 2018.
Alguns detalhes externos devem deixar o carro bem próximo ao Pulse. O painel também ficará parecido. Com relação aos motores, o 1.0 Turbo Flex deve estar presente em algumas versões. Já as versões mais caras devem usar o 1.3 Turbo Flex de 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. Bom, vamos aguardar pelos próximos passos da Fiat.
Com informações de Quatro Rodas/Autos Segredos