Fiat Pulse: como SUV está após um ano do seu lançamento. Fomos apurar

Veja os detalhes do SUV Fiat Pulse, modelo que chegou ao mercado brasileiro há um ano e já emplacou mais de 45 mil unidades.

O SUV Fiat Pulse foi um dos modelos mais esperados da marca no Brasil, uma vez que ele foi o primeira modelo da Fiat para essa categoria que tanto cresce no país. Após um ano de seu lançamento, ele já emplacou mais de 45 mil unidades.

Veja os detalhes do SUV Fiat Pulse, modelo que chegou ao mercado brasileiro há um ano e já emplacou mais de 45 mil unidades (Foto: Divulgação)

O Fiat Pulse no mercado nacional

A Fiat lançou no mercado nacional o seu primeiro SUV. A ação aconteceu há pouco mais de um ano, e desde então, o carro tem sido o modelo da categoria mais barato do mercado brasileiro.

Além desse aspecto, que por sinal conta muito em época de valorização dos automóveis, o modelo da marca italiana possui uma lista de equipamentos bem interessante e conjunto mecânico eficiente.

Os atributos citados são os responsáveis pelos 45.227 emplacamentos registrados do automóvel desde seu lançamento, conforme os dados da Fenabrave, a Federação Nacional da Distribuição do Veículo Automotor.  Somente esse ano, entre janeiro r setembro, foram 38.503 unidades emplacadas.

Versões e preços

Ao todo, são cinco configurações disponíveis, com preços que variam entre R$ 95.590 e R$ 127.390. A versão de entrada, inclusive, é a responsável por tornar o automóvel o SUV mais em conta do mercado brasileiro.

Versões e preços

  • Drive MT – R$ 95.590
  • Drive AT – R$ 102.590
  • Drive Turbo AT – R$ 110.790
  • Audace Turbo AT – R$ 115.790
  • Impetus Turbo AT – R$ 127.390

Acréscimos da linha 2023

Mesmo com lançamento em outubro de 2021, em julho desse ano o SUV já recebeu novas atualizações com a chegada da linha 2023.

Desde então, o carro passou a contar com nova identidade sonora, bem como com novos itens de série que deixam o visual do modelo ainda mais moderno e arrojado. As versões Drive MT e AT passam a sair de fábrica com novas rodas de aço de 16” e calotas. Já a Audace T200 traz uma nova roda de 16” com pintura escurecida e acabamento diamantado.

Linha 2023 deixou o veículo mais completo (Foto: Divulgação)

O que ele tem embaixo do capô

O modelo conta com um amplo catálogo de transmissões e motores, incluindo a o Turbo 200 Flex, o 1.0 sobrealimentado mais potente do Brasil com até 130 cv.

O Turbo 200 Flex é capaz de gerar 130 cv de potência máxima com etanol (125 cv com gasolina). O torque de 200 Nm (20,4 kgf.m), independente do combustível, está disponível entre 1.750 rpm e 3.500 rpm, entregando força máxima na faixa de maior uso dos motoristas no dia a dia.

Além do motor turbo, o Pulse também recebe o conhecido motor 1.3 Firefly, que gera 107 cv de potência com etanol a 6.250 rpm e 134 Nm (13,7 kgf.m) a 4.000 rpm.

Ambas as motorizações do Pulse são acopladas ao inédito câmbio automático CVT com sete marchas. Com ela, o Pulse com motor Turbo 200 Flex é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, o melhor desempenho do segmento.

Design moderno e dinâmico

A dianteira, alta e imponente, transmite elegância e versatilidade. O para-choque elevado amplia o ângulo de entrada, item crucial para um SUV. A ampla grade frontal estampa o LOGO SCRIPT da marca com a Fiat Flag no canto inferior direito, um lembrete das raízes italianas do modelo projetado por e para brasileiros.

Os faróis de LED têm uma expressão de confiança e demonstram a tecnologia presente dentro e fora do Pulse. Um elegante friso, o wide blade, que pode variar conforme a versão – cromado na topo de gama – dá mais personalidade e cria uma assinatura horizontal e equilibrada que une os conjuntos ópticos.

Abaixo fica uma segunda entrada de ar imponente, com grandes nichos para os faróis de neblina, também de LED, nas laterais.

O estilo musculoso do Pulse se mantém na lateral, com grandes arcos em torno dos para-lamas, rack longitudinal no teto e acabamento diferenciado sob os vidros, mostrando que elegância também combina com robustez.

As rodas de liga leve têm desenho exclusivo nas diferentes versões, combinando perfeitamente com a suspensão elevada e o estilo envolvente do SUV.

Na traseira as lanternas tridimensionais têm perfil elevado, como se fossem lâminas flutuantes. Também em LEDs, elas são posicionadas para otimizar sua visualização por outros condutores, reforçando a segurança ao mesmo tempo em que cria uma identidade visual para que todos saibam que você está a bordo do novo SUV da Fiat.

O para-choque traseiro exclusivo une forma à função. Seu desenho otimiza o ângulo de saída do Pulse, enquanto os elementos escurecidos, somados a um friso prateado na parte inferior, deixam claro que o SUV está apto para qualquer situação.

Conforto e tecnologia embarcada no Fiat Pulse

O estilo italiano da cabine, somado ao toque brasileiro, traz para o interior do Pulse uma identidade própria. O painel recebe tons prata e cinza com diferentes elementos, trazendo a modernidade esperada de um SUV. As peças usam um mix de texturas agradáveis ao toque que criam um alto valor percebido pelos passageiros.

Já os bancos em malharia ou em couro sintético apresentam costura aparente em um design envolvente. A manopla de câmbio é adornada por uma discreta borda prateada, mesmo tom usado ao redor dos comandos do novo volante, que pela primeira vez traz o Logo SCRIPT da Fiat e permite acessar diversas funções, como ajustar o som, trocar as marchas por meio de paddle-shifters ou acionar o modo Sport com apenas um toque.

Por fim, o painel 100% digital entrega a tecnologia cada vez mais buscada pelos consumidores, fazendo a dupla perfeita com a tela flutuante do sistema multimídia, que pode ter 8,4” ou 10,1” com conexão via internet 4G.

Os comandos do sistema de som, ar-condicionado e controles do veículo ficam reunidos em um inteligente cluster integrado, criando um visual limpo e facilitando o rápido acesso aos principais recursos do Pulse.

Ao todo, são cinco configurações (Foto: Divulgação)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile