Fiat será patrocinadora da Fórmula 4 com a marca Abarth

A Fiat anunciou oficialmente o patrocínio da primeira temporada do Campeonato Brasileiro de Fórmula 4, com motores da marca Abarth.

A Fiat anunciou oficialmente o patrocínio da primeira temporada do Campeonato Brasileiro de Fórmula 4 (F4). A montadora será a fornecedora dos motores da competição, que levarão a marca Abarth – que tem mais mais de 70 anos de história no automobilismo e que voltará ao mercado brasileiro no último trimestre de 2022 com o lançamento do Pulse Abarth. Veja mais.

Carro da F4 Brasil (Foto: Divulgação)

Certificada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a categoria é o primeiro passo para pilotos oriundos do kart que sonham em ter uma carreira no automobilismo profissional. 

Todos os carros da F4, os monopostos Tatuus F4 T-021 – os mesmos dos campeonatos da categoria na Itália, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Emirados Árabes Unidos e Índia –, serão equipados com o motor Abarth 1.4 T-Jet de 180 cv produzido na Itália.

As disputas terão transmissão ao vivo do canal por assinatura Bandsports e dos canais da categoria no YouTube e no Facebook.

Abarthl (Foto: Divulgação/Stellantis)

Campeonato da F4 tem início neste fim de semana

Iniciativa da Vicar – empresa responsável também pela organização da Stock Car Pro, Stock Series e Turismo Nacional – a Fórmula 4 no Brasil terá supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). As primeiras provas ocorrem neste fim de semana no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), que tem pista de 3.493 metros. 

Ao todo, serão seis rodadas triplas ao longo da temporada, totalizando 18 corridas. Cada etapa terá duas provas aos sábados e uma aos domingos, cada uma com 25 minutos de duração. Neste fim de semana, as disputas serão às 9h40 e 14h40 no sábado (14) e às 12h10 do domingo (15).

A disputa contará com 16 pilotos com idades a partir de 15 anos, distribuídos em quatro equipes (Cavaleiro Sports, Full Time Sports, KTF Sports e TMG Racing). 

Entre eles estarão Fernando Barrichello (filho do ex-piloto de F1 Rubinho Barrichello), Nicolas Giaffone (filho de Felipe Giaffone, piloto de Fórmula Truck) e uma piloto mulher, Aurélia Nobels. O vencedor da temporada brasileira da F4 receberá 12 pontos dos 40 necessários para a Superlicença exigida pela FIA para quem deseja correr na Fórmula 1.

logotipo da Abarth 2020 (Foto: Divulgação)

A volta da Arbath ao Brasil, Fiat na Fórmula 4

Em março, a Fiat apresentou para todo o País, durante o Big Brother Brasil 22, o Pulse Abarth, confirmando o retorno da marca do escorpião. Segundo a Fiat, o SUV desenvolvido no Brasil contará com as tradicionais características de um Abarth, com tecnologia e performance superiores.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile