Fiat Mobi está mais econômico: consumo do hacth reduziu em até 7,9%

Depois de perder a versão Easy, o Fiat Mobi ganhou novidades para a linha 2022. Seu motor, por exemplo, ganhou uma nova calibração.

Um dos carros mais baratos do Brasil está com mais novidades. Depois de retirar a versão Easy de linha, a Fiat anunciou na última quarta-feira (19/01) que o motor Mobi, um de seus principais produtos, ganhou uma nova calibração. Apesar do veículo ter ficado menos potente, ele ficou mais econômico. Além disso, o Fiat Mobi recebeu um novo equipamento de série. Estamos falando do ITPMS, que é um sensor de monitoramento da pressão dos pneus.

Fiat Mobi

Fiat Mobi Trekking (Foto: Divulgação/Fiat)

Fiat Mobi está mais econômico: consumo do hacth reduziu em até 7,9%

Lançado em 2016, o modelo está sendo vendido em duas configurações. O modelo de entrada Like está custando a partir de R$ 60.990. Enquanto isso, o modelo top de linha, Trekking, está custando a partir de R$ 63.990. O sub-compacto fechou o ano de 2021 como um dos carros mais vendidos da marca. Além de ter terminado frente do Renault Kwid, seu principal concorrente. Foram 65.847 unidades vendidas.

Fiat Mobi

Fiat Mobi Like (Foto: Divulgação/Fiat)

E agora o carro chega com mais novidades. A principal delas está no motor EVO 1.0 8V Fire Flex. Por conta das novas regras de emissões, o Proconve L7, o motor passou por um trabalho de adequação. Agora, ele rende um potência máxima de 74 cv a 6.250 rpm usando etanol (71 cv usando gasolina) e um torque de 9,7 kgfm a 3.250 rpm usando etanol (9,3 kgfm usando gasolina).

Ele está acoplado a um câmbio manual de cinco marchas. Anteriormente, ele podia 75 cv (etanol) e 73 cv (gasolina). E esta nova calibração trouxe alguns benefícios para o modelo. De acordo com a montadora italiana, esta adequação permitiu que o Fiat Mobi tivesse seu consumo de combustível reduzido em até 7,9%. A marca explica que isso só foi possível por conta dos ajustes do gerênciamento eletrônico do motor.

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Fiat Mobi Trekking (Foto: Divulgação/Fiat)

Além disso, o carro traz um sistema de pré-aquecimento de combustível. Este dispensa o tanque auxiliar de gasolina no cofre do motor. O sistema pode ser útil para aqueles motoristas que preferem usar o etanol. Segundo a ficha técnica do modelo, ele pode fazer 13,5 km/l (gasolina) e 9,6 km/l (etanol) na cidade. Enquanto isso, na estrada, ele pode rodar 15 km/l (gasolina) e 10,4 km/l (etanol).

Equipamentos de série

Fiat Mobi

Fiat Mobi (Foto: Divulgação/Fiat)

A Fiat também anunciou a chegada de um novo equipamento de série ao Mobi. Estamos falando do ITPMS (senor de monitoramento da pressão de pneus). Segundo a marca, este sistema “faz o acompanhamento continuo da pressão dos pneus.”. No caso, o motorista será avisado, por meio de um alerta na cabine, que o sistema detectou perda da pressão de um (ou mais) pneus.

O motorista também será avisado por ele quando eles estiveram com baixa pressão. Este equipamento estará presente nas duas versões. A versão Like ainda traz de série ar-condicionado, direção hidráulica, controle eletrônico de aceleração (Drive by Wire), sistema follow me home, Lane Change, airbag duplo, freios ABS com EBD, quadro de instrumentos com display difgital de 3,5 polegadas, vidros (com one touch) e travas elétricas e entre outros.

Já o modelo Trekking possui todos os equipamentos acima. No entanto, se diferencia por conta do banco de motorista com regulagem de altura, da chave com telecomando, da central multimídia de sete polegadas, do visual e de outros equipamentos.

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Pedro Giordan
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Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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