Há 35 anos, Fiat lançava o Prêmio no Brasil; relembre a história do sedã do Uno
Em março de 1985, a família Uno ganhava um novo membro no Brasil. O Fiat Prêmio, sedã compacto derivado do hatch, foi lançado há 35 anos no mercado nacional. Embora não tenha feito tanto sucesso quanto seus concorrentes, como o VW Voyage e o Chevrolet Chevette, ele foi o responsável por trazer algumas inovações que equipam os modelos brasileiros até hoje.
História Fiat Prêmio
Sob o capô, o Prêmio era equipado com o motor 1.5 Sevel de 71,4 cv de potência e 12,3 kgfm de torque máximo. O porta-malas tinha 530 litros de capacidade e, pela primeira vez em um carro nacional, havia a opção de equipar o sedã com o computador de bordo. Era possível comprar o modelo com duas ou quatro portas.
Desenvolvido no Brasil, o Fiat Prêmio atravessou fronteiras e foi comercializado em países da América Latina e Europa com o nome Duna. O três volumes chegou a ser um dos veículos mais vendidos na terra natal da Fiat, a Itália.
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Em seus dez anos de comercialização, quase 180 mil veículos foram comercializados no Brasil. Ele foi sucedido pelo Siena, que entrou em produção em 1997.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.