Tags

Notícias

Há 35 anos, Fiat lançava o Prêmio no Brasil; relembre a história do sedã do Uno

Créditos: Foto: Divulgação

Em março de 1985, a família Uno ganhava um novo membro no Brasil. O Fiat Prêmio, sedã compacto derivado do hatch, foi lançado há 35 anos no mercado nacional. Embora não tenha feito tanto sucesso quanto seus concorrentes, como o VW Voyage e o Chevrolet Chevette, ele foi o responsável por trazer algumas inovações que equipam os modelos brasileiros até hoje.

História Fiat Prêmio

Sob o capô, o Prêmio era equipado com o motor 1.5 Sevel de 71,4 cv de potência e 12,3 kgfm de torque máximo. O porta-malas tinha 530 litros de capacidade e, pela primeira vez em um carro nacional, havia a opção de equipar o sedã com o computador de bordo. Era possível comprar o modelo com duas ou quatro portas.

Desenvolvido no Brasil, o Fiat Prêmio atravessou fronteiras e foi comercializado em países da América Latina e Europa com o nome Duna. O três volumes chegou a ser um dos veículos mais vendidos na terra natal da Fiat, a Itália.

LEIA MAIS: Confira algumas dicas de conservação do carro durante o período de quarentena

Usados: 25 carros legais para comprar por até R$ 25 mil

Em seus dez anos de comercialização, quase 180 mil veículos foram comercializados no Brasil. Ele foi sucedido pelo Siena, que entrou em produção em 1997.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.