Há 35 anos, Fiat lançava o Prêmio no Brasil; relembre a história do sedã do Uno

Em março de 1985, a família Uno ganhava um novo membro no Brasil. O Fiat Prêmio, sedã compacto derivado do hatch, foi lançado há 35 anos no mercado nacional. Embora não tenha feito tanto sucesso quanto seus concorrentes, como o VW Voyage e o Chevrolet Chevette, ele foi o responsável por trazer algumas inovações que equipam os modelos brasileiros até hoje.

História Fiat Prêmio

Sob o capô, o Prêmio era equipado com o motor 1.5 Sevel de 71,4 cv de potência e 12,3 kgfm de torque máximo. O porta-malas tinha 530 litros de capacidade e, pela primeira vez em um carro nacional, havia a opção de equipar o sedã com o computador de bordo. Era possível comprar o modelo com duas ou quatro portas.

Desenvolvido no Brasil, o Fiat Prêmio atravessou fronteiras e foi comercializado em países da América Latina e Europa com o nome Duna. O três volumes chegou a ser um dos veículos mais vendidos na terra natal da Fiat, a Itália.

LEIA MAIS: Confira algumas dicas de conservação do carro durante o período de quarentena

Usados: 25 carros legais para comprar por até R$ 25 mil

Em seus dez anos de comercialização, quase 180 mil veículos foram comercializados no Brasil. Ele foi sucedido pelo Siena, que entrou em produção em 1997.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA