Fiat lança carro elétrico que pode ser conduzido por pessoas de 14 anos

No Brasil, a idade mínima para dirigir um veículo automotor é 18 anos. Mas esse modelo da Fiat pode ser conduzido por jovens de 14 anos.

No Brasil, a idade mínima para dirigir qualquer veículo automotor é 18 anos, quando se completa a maioridade. Porém, esse modelo da Fiat pode ser conduzido por jovens de 14 anos lá no mercado europeu. Veja!

Veículo elétrico da montadora italiana conta com dimensões extremamente compactas (Foto: Divulgação)

Carro elétrico da Fiat para menores

A Fiat realizou recentemente a abertura de encomendas para o seu novo carro elétrico compacto, o Topolino. 

O modelo destinado à mobilidade sustentável nada mais é do que um mini veículo elétrico que pode ser conduzido até mesmo por jovens de 14 anos. 

No entanto, para isso é preciso ter carteira de habilitação ou autorização, o que não é possível em países como o Brasil, onde só é permitido dirigir a partir dos 18 anos. 

O Fiat Topolino é uma espécie de quadriciclo elétrico de acordo com informações da própria montadora italiana. 

A base utilizada para a produção do modelo compacto foi a estrutura do Citroën Ami. 

Segundo a fabricante, o Fiat Topolino é a solução ideal para mobilidade urbana e de curta distância, além de ser acessível a qualquer pessoa. 

As primeiras entregas do modelo na Itália estão previstas para o fim de 2023, porém não se descarta a hipótese de isso ocorrer apenas em janeiro de 2024.  

Detalhes do Fiat Topolino

O ponto que chama mais atenção no Fiat Topolino, sem dúvidas é o seu tamanho compacto, com apenas 2,53 metros de comprimento. 

Um modelo tão pequeno não poderia ter elementos grandes, portanto, seus itens de acabamento e linhas de design acompanham a proposta do carro elétrico com dimensões compactas. 

O Fiat Topolino chega a 45 km/h de velocidade máxima com autonomia de até 75 km, graças a uma bateria de 5,4 kWh. O item leva 4 horas para ser carregado. 

Na Itália, o novo Fiat Topolino estará disponível em duas versões para a modalidade de aluguel na categoria pay per use

Enquanto a primeira configuração do modelo é voltada para o uso urbano, uma segunda variante destina-se para a experiência na praia, com itens personalizados. 

Os itens opcionais do compacto elétrico incluem: bagageiro traseiro, faixa de tecido funcional para guardar objetos pessoais, espelhos vintage com efeito cromado e alto-falante Bluetooth.

Veja também: Carro elétrico mais barato da BYD ganha nova versão esportiva

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile