Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën poderão ser comprados com grãos; entenda!
Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën poderão ser comprados com grãos. A operação já ocorre no Centro-Oeste e agora chega ao Rio Grande do Sul.
A Stellantis, em parceria com Agrofel Grãos, acaba de lançar uma iniciativa para produtores rurais comprarem automóveis e pagar em grãos. No caso, a operação se destina aos produtores do Rio Grande do Sul e contemplam modelos das marcas Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën. Esta modalidade de negociação já acontece na região Centro-Oeste do Brasil.
O objetivo é facilitar o acesso destes empresários do agronegócio à renovação de frotas, com a aquisição de veículos. Saiba mais!
Produtores rurais gaúchos poderão comprar automóveis e pagar em grãos
A parceria propõe uma nova modalidade inovadora de venda de veículos ao setor do agronegócio, agora, no Rio Grande do Sul. Por meio de operações barter trade, que significa troca ou permuta, a operação contempla os produtores rurais. Os modelos inclusos na parceria são carros das Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën.
Assim, por meio do pagamento fixo e liquidado em soja, milho, trigo e arroz, commodities cotadas internacionalmente, os veículos poderão ser adquiridos.
Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën para produtores gaúchos
Vale ressaltar que mesmo inovadora, a operação da Stellantis não é a primeira no país. Isso porque a modalidade já está em testes junto a produtores do Centro-Oeste. Neste caso, em parceria com a Bunge. Nesta região do país, os modelos de carros envolvidos são da Fiat, Jeep e Ram.
Enquanto isso, no Rio Grande do Sul, com o apoio também da Bunge e a parceria com a Agrofel, foram incluídas no portfólio mais duas marcas: a Peugeot e a Citroën.
“A modalidade da operação barter trade é uma maneira ágil para fomentar negócios com produtores rurais, uma vez que utiliza uma modalidade de pagamento com a qual eles já estão familiarizados. É um modelo de negócio que oferece segurança e previsibilidade aos produtores”, afirma Fabio Meira, diretor de Vendas Diretas da Stellantis.
“Acreditamos que essa parceria inovadora com a Agrofel permitirá aos produtores rurais a renovação de frotas e aquisição de veículos de maneira facilitada”, ressalta Meira.
Operações de barter trade são baseadas na na troca de mercadorias. Mas, são mais complexas e diferentes das práticas de escambo. A transação em questão, por sua vez, se dá mediante à definição do valor do bem a ser comprado. Além disso, com base em cotações da commoditie agrícola a ser usada como pagamento, seguro e aquisição do bem. Por fim, liquidação financeira.
Você pode se interessar também por: Carros da Fiat são os mais vendidos em agosto
De acordo com a Stellantis, as vendas na modalidade barter trade começarão durante a Expointer 2021. Nos estandes das suas marcas, os produtores rurais serão atendidos.
Vale ressaltar que a Stellantis lidera mercado brasileiro, argentino e sul-americano. Por exemplo, a empresa encerrou o mês de julho de 2021 com participação de 38,9% no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves. Com isso, um total de 63.471 veículos vendidos naquele mês.
Enquanto isso, de janeiro a julho de 2021, a Stellantis lidera o mercado com 32,6% de participação e 383 mil veículos emplacados. A Fiat é a marca líder do mercado brasileiro. No caso, com 22,8% de participação. Em seguida, vem a Jeep, com participação acumulada de 7,4%.
Já a Peugeot, com 1,3%, a Citroën (1%). Por fim, a Ram (0,2%). Além disso, no 1 º semestre de 2021, a Stellantis contou com seis modelos dos dez mais vendidos. O líder é a Fiat Strada, com 70.500 unidades.
Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.