Fiat Grand Siena x Chevrolet Joy Plus: qual é o melhor sedã de entrada?

Normalmente, sedãs são carros bastante úteis. Eles combinam um bom espaço interno e um bom porta-malas. Sem falar que alguns deles são bem econômicos. Hoje, você pode encontrar duas opções que cumprem estes requisitos. Estamos falando do Fiat Grand Siena e Chevrolet Joy Plus. Eles são os mais baratos do País e ainda podem ser boas opções. Qual deles é o melhor? É o que vamos descobrir agora.

Para efeito de comparação, usaremos as duas versões com motor 1.0. O Joy Plus Black está custando a partir de R$ 70.030. Enquanto isso, a Grand Siena 1.0 tem preços a partir de R$ 67.690. Ou seja, preços bem parecidos.

Os sedãs de entrada (e os compactos) sempre fizeram sucesso por aqui. E as marcas aqui envolvidas já travaram duelos históricos. Dentre os modelos clássicos produzidos por elas, podemos destacar o Chevrolet Corsa Sedan, o Chevrolet Prisma (primeira geração), Fiat Siena e Fiat Prêmio. Na década passada, os protagonistas da Chevrolet e da Fiat neste segmento eram os dois modelos aqui presentes.

Fiat Grand Siena
Chevrolet Joy Plus (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Fiat Grand Siena e Chevrolet Joy Plus são dois sedãs de entrada que custam menos de R$ 71 mil. Qual é o melhor?

Claro, considerando que o Joy Plus é praticamente o Prisma de segunda geração. Ele foi lançado originalmente em 2013. Depois, em 2016, o sedã da primeira geração do Onix hatch (que é vendida hoje como Chevrolet Joy) passou por uma reestilização. Três anos depois, a montadora norte-americana lançou o Onix Plus e mudou o nome do Prisma Joy para Joy Plus. Hoje, as duas gerações do Onix vivem normalmente.

Chevrolet Joy Plus (Foto: Divulgação/Chevrolet)

O carro é vendido apenas na versão Black. Ela traz alguns detalhes na cor preta. Dentre eles, podemos os logotipos da fabricante, a moldura da grade e retrovisores. As calotas das rodas de 15 polegadas também são escurecidas. Já os faróis possuem mascara negra e trazem luzes de condução diurna. Produzido sobre a plataforma Gamma II, ele mede 4.275 mm de comprimento, 1.705 de largura e 1.477 de altura.

Já o carro da Fiat surgiu um ano antes. O Grand Siena substituiu boa parte das versões do Fiat Siena (menos a versão EL, que ainda sobreviveu por alguns anos). Esperava-se que ele saísse com a chegada do Fiat Cronos. Mas ele se manteve vivo. O Grand Siena é baseado na última geração do Fiat Palio. No entanto, ele traz algumas diferenças.

Fiat Grand Siena
Fiat Grand Siena (Foto: Divulgação/Fiat)
Fiat Grand Siena
Fiat Grand Siena (Foto: Divulgação/Fiat)

As principais estão na dianteira. O carro traz grade frontal e para-choques com um desenho diferenciado. Enquanto isso, os faróis (também diferentes do Palio) trazem máscara negra. Já a traseira traz lanternas que aparecem nas laterais e invadem a tampa do porta-malas. Suas dimensões são: 4.290 de comprimento, 1.700 de largura e 1.507 mm de altura.

Motorização

Ambos os carros trazem motores parecidos. Mas o Chverolet Joy Plus é mais potente. O modelo está equipado com o motor 1.0 SPE/4 8V Flex. Ele pode gerar uma potência máxima de 80 cv e torque máximo de 9,8 kgfm usando etanol (ou 78 cv e 9,5 kgfm usando gasolina). Ele está acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades.

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

Já o Fiat Grand Siena de entrada traz o motor Fire 1.4 EVO 8V Flex. Este possui uma potência de 75 cv e torque 9,9 kgfm com etanol (73 cv e 9,5 kgfm com gasolina). Seu câmbio é o manual de cinco marchas. Por ser mais leve, o veículo da GM leva vantagem.

Consumo

Chevrolet Joy Plus (Foto: Divulgação/Chevrolet)
Fiat Grand Siena (Foto: Divulgação/Fiat)

Ambos os carros possuem bons números de consumo. No entanto, aqui temos mais uma vitória do Joy Plus. Segundo dados do Inmetro, ele pode fazer na cidade 12,8 km/l (gasolina) e 8,7 km/l (etanol). Enquanto isso, em trechos de estrada, ele pode fazer 15,3 km/l (gasolina) e 10,6 km/l (etanol).

Apesar de ficar atrás de seu rival, o Grand Siena também possui bons números. Ele pode rodar 11,2 km/l (gasolina) e 7,9 km/l (etanol) em trechos urbanos. Enquanto isso, na rodovia, ele pode rodar 13,6 km/l (gasolina) e 9,5 km/l (etanol).

Outros atributos

Tanto o Fiat Grand Siena quanto o Chevrolet Joy Plus oferecem um bom espaço interno. No quesito distância entre-eixos, o carro da General Motors leva vantagem (2.528 mm do Joy Plus contra 2.511 mm do Grand Siena). Enquanto isso, o modelo da montadora italiana possui o maior porta-malas (525 do Grand Siena contra 520 do Joy Plus).

Chevrolet Joy Plus (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Agora, falando de equipamentos de série, ambos possuem um bom pacote. O Chevrolet Joy Plus Black 1.0 vem de série com airbag duplo. alarme, luz de posição de LED, regulagem de altura dos faróis, freios ABS, faróis com máscara negra, rodas de aço de 15 polegadas, ar-condicionado, direção elétrica progressiva, painel de instrumentos, vidros e travas elétricas, bancos de tecido com detalhes em revestimento premium, banco do motorista com regulagem de altura e entre outros.

Fiat Grand Siena (Foto: Divulgação/Fiat)

Já o Fiat Grand Siena 1.0 vem de fábrica com ar-condicionado, bancos com assento anti-submarining, computador de bordo, direção hidráulica, controle eletrônico de aceleração, desembaçador traseiro, faróis de máscara negra, sistema follow me home, airbag duplo, freios ABS com EBD, Lane Change, rodas de aço de 14 polegadas,  relógio digital, vidros e travas elétricas e entre outros.

Conclusão – Fique com o Chevrolet Joy Plus

Fiat Grand Siena
Chevrolet Joy Plus (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Assim sendo, temos duas boas escolhas para quem busca um sedã por até R$ 71 mil. Os dois oferecem um bom espaço interno e bons equipamentos. No entanto, o Chevrolet Joy Plus vence o comparativo por conta dos melhores números de consumo. Sem falar que é mais potente.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar