Fiat confirma o fim da Weekend; veja carros que deram adeus nos últimos meses

Lançada em 1997, a Fiat Weekend saiu de linha no Brasil. Nesta segunda-feira (27), a última unidade da perua foi produzida na fábrica de Betim (MG)...

Lançada em 1997, a Fiat Weekend saiu de linha no Brasil. Nesta segunda-feira (27), a última unidade da perua foi produzida na fábrica de Betim (MG), encerrando a trajetória de 23 anos do modelo, que se despede sem deixar sucessor. O fim da produção também marca o encerramento das peruas nacionais, já que ela era a última ainda em linha. Vale lembrar que o primeiro carro nacional foi justamente uma station wagon, a DKW-Vemag Universal — posteriormente chamada de Vemaguet — fabricada entre 1956 e 1967.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Fim da Weekend

Ao contrário de Palio e Siena, a Weekend nunca recebeu uma segunda geração — a Strada também não, mas isso vai mudar ainda em 2020. Ao longo desses anos, a perua passou por algumas mudanças visuais para disfarçar a idade. Isso aconteceu quatro vezes: em 2001, 2004, 2008 e 2012.

LEIA MAIS: Memória: relembre a trajetória da Ford Pampa

Escort XR3, Gol GTi, Opala SS: relembre alguns dos carros esportivos nacionais

Em 2015, perdeu o nome Palio, passando a ser chamada de Fiat Weekend e Fiat Adventure.

Linha do tempo

Abaixo, confira uma breve linha do tempo da perua no Brasil.

  • 1997: Fiat lança a Palio Weekend no Brasil. Em relação ao hatch, ela tinha 6 cm a mais de entre-eixos e utilizava suspensão traseira com braços arrastados;
  • 1999: lançamento da versão Adventure, que recebeu caracterização robusta. Seu sucesso foi tão grande que a linha foi estendida para Idea, Doblò e Strada e virou moda, inaugurando a categoria conhecida por “off-road light”;
  • 2001: chegada da nova Weekend, desenhada pelo estilista italiano Giorgetto Giugiaro;
  • 2004: outra mudança que alterava principalmente a traseira, também promovida por Giorgetto Giugiaro, com amplas lanternas e um estilo mais robusto;
  • 2008: com a reestilização da station, a versão Adventure incorpora o Locker, um componente inédito no mundo: a Fiat é a primeira fabricante de automóveis a lançar um veículo de tração dianteira 4×2 com bloqueio de diferencial. Para aumentar a capacidade de tração, o recurso possibilita superar condições adversas de terreno com mais desenvoltura.
  • 2008: apresentação do Palio Weekend Elétrico, desenvolvido com a hidrelétrica Itaipu Binacional. O motor tinha potência de 15 Kw (20 cv) e torque de 50 Nm (5,1 Kgm). Alimentado por uma bateria de níquel, situada no fundo do porta-malas, garantia autonomia de 120 Km;
  • 2012: o modelo teve sua última modificação de estilo;
  • 2015: a station passou a ser identificada apenas pelo nome Weekend;

Carros que se despediram

Na galeria, confira alguns modelos que saíram de linha nos últimos meses.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA