Fiat faz aniversário, moderniza fábrica e lança coleção de camisetas
Complexo de Betim (MG) é o maior da marca no mundo e está recebendo investimentos de R$ 7 bilhões
Hoje, dia 9 de julho, a Fiat completa 39 anos de existência no Brasil, e celebra a data com a modernização da fábrica em Betim, em Minas Gerais e o lançamento de uma linha de camisetas exclusivas – são 13 estampas com os principais carros da marca.
O primeiro dos dois presentes que a montadora “se deu” de aniversário é tornar o complexo mineiro capaz de atender as novas exigências dos consumidores. Primeira planta fora do cinturão industrial paulista, a unidade de Betim é maior do grupo FCA no mundo e foi inaugurada em 1976. Ela está recebendo investimento de R$ 7 bilhões para o processo de modernização, que já está em curso.
Com capacidade para operar em quatro linhas de montagem, a estrutura irá contar com novos robôs – até 2013 eram 238, e para 2016 a previsão é que a empresa conte com 974 mecanismos robotizados que auxiliem na produção automotiva. Os recursos financeiros também serão utilizados para melhorar a logística interna e, principalmente, criar uma nova cabine de pintura capaz de processar 180 carrocerias por hora (950 mil no ano).
Já o segundo mimo é mais voltado para os consumidores. Os entusiastas da marca poderão literalmente vestir a camisa da Fiat. A empresa está lançando uma coleção limitada de camisetas comemorativas com 13 estampas. Elas trarão imagens de carros como Fiat 147, Stilo, Tempra, Uno Mille e Palio. A escolha dos veículos foi pela importância que eles tiveram durante os quase 40 anos da montadora em território nacional.
Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.