Fiat Fastback híbrido? Ele é real e já teve até o consumo revelado

No começo do mês, a Stellantis participou do evento Liderança Verde Brasil Expo e apresentou sua nova tecnologia híbrido-flex. Na ocasião, aproveitou para divulgar a chegada de dois novos carros ainda em 2024. Um deles é o Fiat Fastback híbrido.

Quando chega o Fiat Fastback híbrido?

Em novembro chega ao mercado o Fiat Fastback micro-híbrido (MHEV) juntamente com o Pulse. Ambos já estão em produção e vão contar com o sistema leve de 12V com o motor elétrico que vai auxiliar o motor T200 da Stellantis.

Nesse sistema o motor elétrico de 4 cv não traciona o veículo, mas sim entra em ação em situações como partida do motor, aceleração e desaceleração. É alimentado por uma bateria de íons de lítio, cujo recarregamento com a energia cinética das frenagens. 

O motor extra vai aumentar a economia de combustível, reduzir as emissões e dar uma potência extra. 

Até agora a marca ainda não informou qual será esse ganho de potência. Atualmente, o motor T200, o 1.0 Turbo Flex gera de até 130 cv e 20,4 kgfm com etanol. 

Fiat Fastback Híbrido chega em novembro – Foto: Divulgação

Consumo do Fiat Fastback híbrido 

A Fiat ainda não declarou nada oficialmente, mas já circula na imprensa especializada o ganho de autonomia do Fastback. A página Stellantis Clube divulgou os seguintes dados do consumo:

O consumo no ciclo urbano passa de 8,1 km/l para 9,6 km/l com etanol e de 11,3 km/l para 12,6 km/l com gasolina. 

No ciclo viário passa dos atuais 9,7 km/l para 10,9 km/l com etanol. Com gasolina, mantém-se os atuais 13,9 km/l.

Nível de bateria no painel

A página também divulgou imagens vazadas do painel com o nível de carregamento da bateria. Nas imagens, o computador de bordo exibe o fluxo de energia sendo utilizado no momento.

Em outra imagem é possível ver um gráfico com informações se a  energia elétrica é carregada ou está sendo gasta. 

Painel Fastback – Foto: Reprodução Stellantis Clube

A tecnologia Bio Hybrid

A Stallentis terá quatro tipos de motorizações elétricas produzidas no Brasil. A tecnologia Bio-Hybrid, presente no Fastback e Pulse, combina a eletrificação com motores flex no nível leve. A marca pretende desenvolvê-la em três níveis:

  • Bio-Hybrid (híbrido-leve – MHEV)

  • Bio-Hybrid e-DCT com transmissões eletrificadas de dupla embreagem (híbrido convencional) 

  • Bio-Hybrid Plug-In (PHEV)

Tecnologia Bio-Bybrid – Foto: Divulgação

O foco é o uso do etanol, como uma forma de reduzir os níveis de emissões de gases, adequando-se a uma tendência global de busca por uma maior sustentabilidade no setor automotivo. 

“Para a Stellantis, é essencial acelerar o desenvolvimento local de novas tecnologias que combinem eletrificação com motores flex. Incentivamos, ainda, o uso de biocombustíveis como o etanol, que representa uma alternativa competitiva e eficiente para que o país avance com a descarbonização. 

Esta iniciativa está alinhada à ambição global da Stellantis de zerar as emissões de carbono até 2038, e com nosso objetivo de liderar a mobilidade limpa, segura e acessível na região”, disse o Presidente da Stellantis para América do Sul, Emanuele Cappellano.

E para isso o Grupo tem investido fortemente na tecnologia Bio-Hybrid. Em maio deste ano, a Stellantis anunciou investimentos na casa dos R$ 32 bilhões nos próximos anos na América Latina. A maior parte será para a produção de eletrificados no Brasil.

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Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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