A Stellantis prometeu maior eficiência energética com Fiat Fastback e Pulse híbridos, mas eles são econômicos a ponto de compensar o investimento extra? A marca divulgou preços, consumo real e funcionamento do sistema que equipa os dois modelos.
Agora, nós do Garagem360 vamos analisar os dados e responder essas e outras questões. Acompanhe!
Como funciona a tecnologia de Fiat Fastback e Pulse híbridos?
A tecnologia Bio Hybrid desenvolvida pela Stellantis no Brasil utiliza um motor elétrico multifuncional que auxilia o motor a combustão em diversas situações, como acelerações e retomadas.
Nesse sistema, os dois SUVs são equipados com o T200 Flex, associado ao câmbio CVT de 130 cv e 20,4 kgfm de torque.
Além dele, o motor elétrico multifuncional substitui o alternador e motor de partida. As baterias de íons de lítio (12V) geram torque adicional e energia elétrica para melhorar o desempenho.
O sistema opera em quatro modos:
1. e-Start&Stop: a função Start-Stop desliga o motor a combustão em paradas completas;
2. e-Assit: o motor elétrico auxilia o motor a combustão durante acelerações e retomadas. As baterias fornecem energia para o motor elétrico, que gera torque adicional;
3. Alternador Inteligente: Carrega as baterias de acordo com a necessidade;
4. e-Regen: Recupera a energia durante frenagens e desacelerações. Segundo a marca, é capaz de regenerar até 25% da energia que seria desperdiçada em relação ao motopropulsor convencional.
Cada um dos modos de operação são representados em um ciclo sequencial no novo painel digital com imagens de cada fase para o condutor verificar a eficiência e fazer sua própria gestão de consumo.
Fiat Fastback e Pulse híbridos ficaram mais econômicos?
A marca não divulgou se houve ganho de potência, apenas que a marca não informou se houve redução no consumo de combustível:
“No ciclo urbano, o Fastback, teve uma redução no consumo de combustível de 11,5% na gasolina (9,8% no etanol), e no Pulse o percentual é de 10,7% tanto na gasolina, quanto no etanol”, ressalta em comunicado enviado à imprensa.
Veja os números de consumo na cidade:
FIAT PULSE HÍBRIDO
- Urbano: 13,4 km/l (gasolina) / 9,3 km/l (etanol)
- Estrada: 14,4 km/l (gasolina) / 10,2 km/l (etanol)
FIAT FASTBACK HÍBRIDO
- Urbano: 12,6 km/l (gasolina) / 8,9 km/l (etanol)
- Estrada: 13,9 km/l (gasolina) / 9,8 km/l (etanol)
Agora comparando com os demais modelos da linha
FIAT FASTBACK 1.0 AT
- Ciclo urbano: 11,9 km/l (gasolina) / 8,4 km/l (etanol)
- Ciclo estrada: 14,6 km/l (gasolina) / 10,2 km/l (etanol)
FIAT FASTBACK 1.0 TURBO AT
- Ciclo urbano: 11,9 km/l (gasolina) / 8,4 km/l (etanol)
- Ciclo estrada: 14,6 km/l (gasolina) / 10,2 km/l (etanol)
FIAT PULSE 1.3 MT
- Ciclo urbano: 12,6 km/l (gasolina) / 9,1 km/l (etanol)
- Ciclo estrada: 14,7 km/l (gasolina) / 10,1 km/l (etanol)
FIAT PULSE 1.3 AT
- Ciclo urbano: 12,9 km/l (gasolina) / 9,2 km/l (etanol)
- Ciclo estrada: 14,3 km/l (gasolina) / 10,4 km/l (etanol)
FIAT PULSE 1.0 TURBO AT
- Ciclo urbano: 12 km/l (gasolina) / 8,5 km/l (etanol)
- Ciclo estrada: 14,6 km/l (gasolina) / 10,2 km/l (etanol)
Quanto custam os carros híbridos da Fiat?
Fiat Pulse Audace T200 Hybrid: R$ 125.990;
Fiat Pulse Impetus T200 Hybrid: R$ 140.990.
E aí, gostou do sistema? Conte para nós o que achou da aposta da Fiat nos comentários.
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