Fiat e Isobar desenvolvem chave de carro com bafômetro integrado

Invenção, chamada de Safe Key, tem como objetivo evitar o uso do veículo após o consumo de álcool

Ela ainda está em fase de protótipo, mas quando estiver pronta poderá ser um grande reforço para diminuir o número de acidentes automotivos relacionados ao consumo de bebida alcoólica. Trata-se do Safe Key, um device, projetado pela Fiat e pela Isobar, que consiste em uma chave-canivete com bafômetro integrado.

A invenção é a primeira deste tipo no mundo e foi criada com a intenção de salvar vidas. Ela funciona da seguinte forma: o usuário precisa soprar o equipamento para destravar a chave do carro. Segundo as fabricantes, em menos de um segundo são analisadas as partículas e a chave só é liberada caso não sejam identificados traços de álcool. Ou seja, para poder usá-la é preciso estar sóbrio.

Além de servir como um alerta para o motorista, a Safe Key oferece opções de suporte quando constata a presença de alguma substância. Nessa situação, o dispositivo se conecta, via Bluetooth, ao smartphone do condutor, abre um aplicativo de táxi e envia uma mensagem SMS para um contato pré-cadastrado.

Em 2014, o país registrou mais de sete mil acidentes relacionados ao consumo de álcool. Para João Ciaco, diretor de marketing e comunicação do grupo FCA, o projeto vai ajudar a diminuir esse número. “Sabemos que só esse produto não vai resolver todo o problema, mas fazer o usuário pensar duas vezes tem potencial para salvar muitas vidas”, explica.

Otimista, Fred Saldanha, da Isobar, torce para que o produto torne-se um item obrigatório no futuro. “Quem sabe, dentro de alguns anos, a Safe Key não se transforma em um item obrigatório de segurança do carro assim como o airbag e o cinto de segurança”.

Assista ao vídeo e veja como a invenção funciona:

Escrito por

Rodrigo Loureiro

Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.

wpDiscuz
Sair da versão mobile