Fiat Cronos HGT ou Chevrolet Onix Plus Premier? Qual vale a compra?

Dentre os sedãs compactos mais vendidos do País, que possui a melhor versão top de linha: Fiat Cronos HGT ou Chevrolet Onix Plus Premier?. Veja os detalhes!

Os últimos anos foram bastante importantes para a categoria dos sedãs compactos. Muitos modelos inéditos foram lançados e outros receberam atualizações importantes. Dentre eles, Chevrolet Onix Plus e Fiat Cronos se destacam e aparecem entre os veículos mais vendidos dos País. Mas qual dos dois possui a melhor versão top de linha?

Fiat Cronos HGT ou Chevrolet Onix Plus Premier

Apesar de todos os aumentos que ambos passaram durante os primeiros seis meses do ano, seus preços estão ainda competitivos. No caso específico destes dois veículos, eles são também parecidos. O Chevrolet Onix Plus Premier II tem preços a partir de R$ 94.260. Enquanto isso, o Fiat Cronos 1.8 HGT está custando R$ 95.290.

Fiat Cronos HGT ou Chevrolet Onix Plus Premier?

Fiat Cronos HGT (Foto: Divulgação/Stellantis/Fiat)

Fiat Cronos HGT ou Chevrolet Onix Plus Premier?

Chevrolet Onix Plus (Foto: Divulgação/Chevrolet do Brasil)

Estamos falando de dois sedãs compactos bastante parecidos. No ranking de mais vendidos, por exemplo, eles estão bem próximos. Mas no momento atual, os dois vivem situações um pouco diferentes. Isso porque o Chevrolet Onix Plus. Assim como o modelo hatch, ele perdendo o rítimo das vendas nos útimos meses. Uma das explicações pode estar na falta de semicondutores, que fez a fábrica de Gravataí-RS paralisar parte da produção.

Mesmo assim, a nova geração do modelo ainda oferece algumas vantagens. Lançado em 2017, o modelo ficou mais moderno e mais encorpado. Nas principais dimensões, ele seu adversário no comprimento (4.474 mm contra 1.726 mm do Cronos) e na largura (1.730 mm contra 1.726 mm). Já na altura, o vencedor é o Cronos (1.516 mm contra 1.474 mm).

Chevrolet S10 (Foto: Divulgação/Chevrolet do Brasil)

Fiat Cronos HGT (Foto: Divulgação/Stellantis/Fiat)

Apesar de serem chamados de sedãs compactos, eles oferecem um bom espaço interno muito bom. Na batalha dos entre-eixos, mais uma vitória do modelo da General Motors (2.600 mm contra 2.521 mm). Outro atributo bastante forte em veículos desta categoria porta-malas. E assim como seus antepassados, o carro da montadora italiana se destaca com seus 525 litros (contra 469 litros).

Motorização

Temos aqui os dois motores mais fortes de cada linha. O Onix Plus Premier II está equipado com o mesmo 1.0 turbo o que está presente no Onix e Tracker. Ele pode gerar 116 cv a 5.500 rpm de potência máxima e 16,8 kgfm de torque. Usando o câmbio automático de seis velocidades, pode acelerar de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 187 km/h.

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Já o Fiat Cronos HGT traz sob o capô o propulsor E.torQ 1.8 16v Flex. Sua potência máxima é de 139 cv a 5.750 rpm e torque de 19,27 kgfm a 3.750 rpm. De acordo com a montadora, ele acelera ate´100 km/h em 9,9 segundos e é capaz de atingir a velocidade máxima de 181,5 km/h. O carro vem com um câmbio automático de seis velocidades.

Consumo

Neste comparativo de sedãs, o consumo surge como um dos destaques, visto que ambos os lados possuem bons números. Porém, a vantagem fica com o modelo da montadora norte-americana. Segundo dados do Inmetro, ele pode fazer 12 km/l (gasolina) e 8,6 km/l (etanol) na cidade. Já na estrada, o carro pode fazer 15 km/l (gasolina) e 10,9 km/l (etanol).

Mas o Fiat Cronos não fica muito atrás. Ele pode rodar: 9,8 km/l (gasolina) e 6,7 km/l (etanol) no perímetro urbano; 13,2 km/l (gasolina e 9,3 km/l (etanol) em trechos rodoviários

Equipamentos de série

Estamos tratando aqui das versões mais equipadas de ambos os veículos. Chevrolet Onix Plus Premier II e Fiat Cronos HGT oferecem um conteúdo muito bom. Eles oferecem um bom aparato tecnológico e sistemas pensados para ajudar o motorista na dirigir.

Com um design bastante sofisticado graças aos detalhes cromados em sua dianteira , o veículo da Chevrolet vem de série com seis airbags, sensor crepuscular, alerta de ponto cego, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, faróis de neblina, luz de condução diurna, sensores de estacionamento (dianteiro, traseiro e lateral), freios ABS com EBD, rodas de liga leve aro 16”, ar-condicionado digital automático, cãmera de ré, assistente de partida em aclive, carregador wireless, direção elétrica, sitema Easy Park, computador de bordo, sistema de luz siga-me (e leve-me), banco do motorista com regulagem de altura, conexão de internet via Wi-Fi, sistema OnStar, entre outros.

Chevrolet S10 (Foto: Divulgação/Chevrolet do Brasil)

Por outro lado, o carro fabricado em Betim-MG traz um visual mais esportivo e ousado. Dentre seus principais itens de série: central multimídia UCONNECT, aerofólio traseiro, alarme, banco traseiro rebatível, banco do motorista com regulagem de altura, chave canivete com telecomando, paddle-shifts, computador de bordo, direção elétrica progressiva, controle eletrônico da aceleração (Drive by Wire), sinalização de frenagem de emergência, sistema follow me home, freios ABS com EBD, rodas de aço 14″, controle de estabilidade, volante revestido em couro, sensor de estacionamento, vidros e travas elétricas, ar-condicionado digital, quadro de instrumentos de sete polegada e volante com regulagem de altura.

Conclusão – FIque com com o Chevrolet Onix Plus Premier

Fiat Cronos HGT ou Chevrolet Onix Plus Premier?

Chevrolet Onix Plus (Foto: Divulgação/Chevrolet do Brasil)

Assim sendo, os dois sedãs compactos mais vendidos cumprem o que prometem quando o assunto é oferecer conforto e segurança a seus passageiros. Porém, o Chevrolet Onix Plus oferece alguns itens que podem ser úteis. Este é o caso do Easy Park e do alerta de ponto cego. Além disso, seu motor 1.0 turbo faz com que ele tenha um bom desempenho e um bom consumo de combustível.

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Pedro Giordan
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Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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