Fiat Argo Trekking; avaliamos custo-benefício e se vale pagar pelo hatch
Conheça os atributos do Fiat Argo Trekking, modelo que conta com bons atributos quando o assunto é custo-benefício.
O hatch da montadora italiana tem uma versão aventureira que vai além de mudanças estéticas. O modelo tem capacidades de enfrentar os mais diversos terrenos e pode ser uma opção mais acessível aos SUVs. Dessa forma, confira alguns atributos do Fiat Argo Trekking.
Fiat Argo Trekking: modelo vale o investimento?
O constante reajuste de preços dos carros no atual mercado automotivo brasileiro já não é mistério para ninguém. Um tradicional hatch, como o VW Gol, Hyundai HB20, Chevrolet Onix e Fiat Argo, antigamente eram comercializados por um preço entre R$ 40 e R$ 60 mil, de acordo com a versão.
No entanto, a nova realidade faz com que o carro mais barato do mercado seja um subcompacto, o Fiat Mobi, que é vendido por mais de R$ 60 mil.
Já os hatches, citados agora são comercializados entre R$ 70 e R$ 100 mil, de acordo com a versão. Porém, entre as opções, sempre há um que se destaca quando o assunto é custo-benefício.
Para isso, é necessário entender quais as reais necessidades de quem deseja investir em um novo modelo.
Nesse sentido, se você busca por um modelo mais acessível, porém, com capacidades de enfrentar os mais diversos tipos de terreno, o Fiat Argo Trekking pode ser uma boa alternativa, ainda mais no comparativo com alguns SUVs do mercado.
Os bons atributos que fazem valer a compra do Hatch Aventureiro
Atualmente, de acordo com o configurador da marca, para levar um Argo Trekking para casa, é necessário um investimento inicial de R$ 84.690, preço bem abaixo dos atuais SUVs disponíveis no mercado e que aderem à proposta de versões aventureiras.
Dessa forma, se você não faz questão de um utilitário esportivo, porém, precisa de um modelo mais dinâmico, o primeiro ponto positivo do hatch é o valor mais acessível.
Para método de comparação, a diferença entre o Argo Trekking e a versão de entrada do Pulse, o SUV mais barato do Brasil atualmente, é de R$ 11 mil.
No quesito motorização ele também não desaponta. O veículo é equipado com o motor 1.3 Flex, que atual em conjunto com o câmbio manual de cinco marchas. Ou seja, o mesmo sistema do Pulse de entrada.
O conjunto motriz gera 98 cv de potência com gasolina e 107 cv com etanol. O torque é de 13,2 kgf,m e 13,7 kgf,m, respectivamente.
A velocidade máxima é de até 172,7 km/h com etanol e 169 km/h com gasolina. Já o arranque de 0 a 100 km/h é feito em 11,1 segundos e 111,9 segundos, respectivamente.
Sobre os dados de consumo, de acordo com o mais recente levantamento do Inmetro, o modelo tem nota B em eficiência energética. Isso porque ele faz 13 km/l com gasolina, e 9,1 km/l, com etanol na cidade. Na estrada o consumo é de 14,4 kml e 10 km/l, respectivamente.
Por fim, para enfrentar os diferentes tipos de terreno, o carro conta com rodas de 15” e a altura mínima do solo é de 187 mm.
O Fiat Argo Trekking tem uma capacidade máxima rebocável de 400 kg e o porta-malas tem capacidade volumétrica de 300 litros.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.