Fiat Argo terá substituto em 2025 e pode voltar com ícone querido nas ruas brasileiras

O Fiat Argo, um dos carros mais populares do Brasil, pode estar com os dias contados. A Stellantis, dona da marca Fiat, já anunciou um novo carro que será produzido na fábrica de Betim (MG) a partir da plataforma CMP, porém não confirmou qual seria o modelo.  

O que sabemos é que o próximo hatch será o carro mais barato da marca no país, e que vai substituir de uma só vez o Argo e o Mobi. Entenda!

Quem vai substituir o Fiat Argo?

Tudo indica que o carro que servirá de base para o sucessor do hatch será o Grande Panda, uma vez que algumas unidades já foram flagradas em território nacional. No entanto, ele pode não receber este nome. 

Por enquanto, ele só tem o nome interno, projeto F1H As apostas começam com Novo Argo, Novo Mobi, Uno da nova geração ou o próprio Panda, mas talvez este não. Isso porque o Panda nunca foi vendido no Brasil.

A decisão cabe ao Emanuele Cappellano, CEO da Stellantis na América do Sul. O executivo até gosta do nome Panda, pois é um italiano. Só que ele também é saudosista e o Uno pode ser uma volta ao passado da montadora devido ao seu case de sucesso no país. 

Fiat Grande Panda flagrado no aeroporto de Viracopos - Foto:  Marcos Pontes
Fiat Grande Panda flagrado no aeroporto de Viracopos – Foto:  Marcos Pontes 

O Panda, no geral, é um ícone da marca no mundo. Embora nunca tenha desembarcado oficialmente aqui, ele serviu como base para o nosso Uno da primeira geração. 

O Grande Panda

Em julho foi apresentada a quarta geração do Panda na Itália, coincidindo com a cerimônia de 125º aniversário da marca com o slogan “Sorrindo para o Futuro”. Por lá, será vendido junto com o Panda da terceira geração, que, segundo a marca, ainda será produzido até 2030 para abastecer não só o mercado italiano, mas outros países da Europa. 

A nova geração é produzida sobre a plataforma CMP (Common Modular Plataform), uma estrutura versátil utilizada para a fabricação de uma série de modelos do grupo Stellantis. Ainda segundo a marca, é compatível não só com modelos 100% a combustão, como também híbridos e elétricos. 

Fiat Grande Panda - Foto: Divulgação
Fiat Grande Panda – Foto: Divulgação

Já está presente em alguns carros, como a nova geração do Peugeot 208, família C3, Citroën Basalt, Opel Corsa, Lancia Ypsilon, entre outros. 

Quanto às medidas, não devem ser muito superiores às do Argo atual. Os dois medem 3,99 m de comprimento. Até o entre eixos é quase igual, já que o Panda tem 2,54 m, contra 2,52 m do Argo. 

O design é semelhante ao do Mobi, com uma “pegada” mais futurista, principalmente na grade e nas curvas mais arredondadas. 

A motorização brasileira não terá nenhuma novidade nos modelos a combustão: 1.0 Firefly que já equipa o Argo ou o motor T200, o 1.0 turbo. Além deles, terá uma versão híbrida semelhante a do Pulse e Fastback Hybrid. 

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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