Fiat Argo e Fiat Cronos terão câmbio CVT em 2022

O conjunto mecânico do Fiat Pulse 1.3 CVT pode chegar a dois veículos importantes logo. Trata-se do hatch Fiat Argo e do sedã Fiat Cronos.

No último mês, o tão aguardado Fiat Pulse foi oficialmente apresentado. Este modelo chega para ser o primeiro SUV nacional da marca italiana. Dentre suas novidades, destaque para o conjunto mecânico das versões mais baratas, que traz o motor 1.3 Firefly, e para a sua transmissão do tipo CVT. E estes dois itens podem chegar a veículos importantes da marca em breve. Trata-se do hatch Fiat Argo e do sedã Fiat Cronos.

A informação é do pessoal do site especializado Motor 1 Brasil. De acordo com ele, estes dois veículos podem receber esta combinação quando a linha 2023 de ambos for lançada. Ainda não há uma data certa para este lançamento. Hoje, uma transmissão automática só está disponível nas versões mais completas de ambos os carros.

Câmbio CVT Fiat Pulse (Foto: Divulgação/Stellantis/Fiat)

O câmbio CVT do Fiat Pulse chegará ao Fiat Argo e ao Fiat Cronos em 2022; saiba mais

Outro ponto importante é com relação a potência do motor 1.3 Firefly. No Pulse, ele pode gerar 98 cv (gasolina) a 6.000 rpm ou 107 cv (etanol) a 6.250 rpm e torque de 13,2 kgfm (gasolina) a 4.250 rpm ou 13,7 kgfm (etanol) a 4.000 rpm. Ou seja, ele tem menos potência torque que a calibração usada no Argo e no Cronos atualmente. Mais precisamente: 3 cv (gasolina) e 2 cv (etanol) a menos de potência e 0,5 kgfm a menos de torque. Este câmbio CVT pode simular sete marchas.

Motor 1.3 Firefly (Foto: Divulgação/Stellantis/Fiat)

Vale ressaltar que este mesmo câmbio está presente também nas configurações de acabamento equipadas com o motor 1.0 Turbo do novo carro da Fiat. E isso possui um motivo. Este motor que equipa o SUV da montadora de Betim-MG teve que ser reajustado para estar de acordo com o Proconve L7. Este é um pacote de normas de emissões que ficaram mais rigorosas. Elas entrarão em vigor no primeiro dia de 2022.

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Fiat Cronos 1.3 (Foto: Divulgação/Stellantis/Fiat)

A expectativa é que o Argo, o Cronos e até a Strada já saiam de fábrica com este motor de potência menor no próximo ano. Atualmente, o propulsor 1.3 Firefly está disponível nas opções de acabamento mais em conta do hatch e do sedã.

No caso do Fiat Argo , que é um dos carros mais vendidos da marca, os modelos 1.3 estão custando entre R$ 78.290 e R$ 78.990. Enquanto isso, no caso do Cronos, as versões com este propulsor estão custando entre R$ 76.790 e R$ 82.290.

Histórico de câmbios

Fiat Cronos 1.8 Precision (Foto: Divulgação/Stellantis/Fiat)

Lembrando que a implementação destas normas também podem encerrar as vendas das versões com motor 1.8 E.torQ. Este propulsor tem uma potência máxima de 135 cv (gasolina) ou 139 cv (etanol) e torque máximo de 18,8 kgfm (gasolina) e 19,3 kgfm (etanol). Ele está acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades. Ele está sendo encontrado nas versões HGT e Precision de ambos os carros.

Desde que o começo, tanto o Fiat Argo quanto o Fiat Cronos já estiveram equipadas com duas opções sem o pedal da embreagem. Além do apresentado acima, a caixa automatizada GSR estava disponível nos modelos 1.3 Firefly, Se você se lembrar, estamos falando daquela transmissão que usava botões ao invés da manopla de câmbio. No entanto, este tipo de transmissão só durou até o começo de 2020.

E a Strada CVT?

Fiat Strada (Foto: Divulgação/Stellantis/Fiat)

A Fiat Strada também pode ganhar a transmissão automática do tipo CVT. O veículo está posicionado no ponto mais alto do ranking de vendas. Segundo outra matéria do site Motor 1 Brasil, publicada no final de outubro, a chegada deste veículo às lojas deve ocorrer no próximo mês. O motor do Fiat Pulse citado acima também estará disponível.

Em todos os casos aqui apresentados, não há informações oficiais sobre o assunto. Nem sobre a chegada de novos equipamentos vindos do SUV de entrada. Entretanto, a picape deve receber uma versão Ranch.

(Com informações do site Motor 1 Brasil)

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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