Fiat Argo 2027 é deixado de lado e novo Panda começa a ser produzido em setembro
Fiat Argo 2027: conjunto mecânico, design e mais; confira as principais novidades sobre o modelo italiano
O futuro do Fiat Argo está prestes a passar por uma transformação completa. E não se trata apenas de uma nova geração: estamos falando de uma mudança de identidade.
A nova versão, que deve chegar ao Brasil em 2027, será baseada no Fiat Panda europeu, assumindo um novo nome, estrutura, motorização, interior e até comportamento dinâmico. Parece radical? De fato é — mas tudo tem explicação.
As informações vêm do site Autos Segredos, que revelou detalhes sobre o projeto interno da Fiat, identificado pelo código F1H. Se o cronograma da marca for mantido, a produção começa em setembro de 2026, com o lançamento oficial previsto para outubro do mesmo ano.
Novo Fiat Argo 2027: o que já sabemos
Nome e projeto
O modelo em desenvolvimento atende por diferentes codinomes dentro da fábrica: F1H, Argo Next Gen e até o número 328. Mas, na prática, o que veremos nas ruas será um carro derivado do novo Grande Panda europeu, com adaptações específicas para o Brasil — o que inclui ajustes de acabamento, mecânica e equipamentos.
Quando começa a produção
O início da produção (SOP – Start of Production) está marcado para setembro de 2026. Com isso, a geração atual do Argo será descontinuada. O Fiat Mobi, por sua vez, continuará em linha, mantendo sua função de veículo de entrada da marca.
Visual e identidade
Apesar de ainda estar em fase de testes, já foi possível observar os primeiros protótipos rodando camuflados com a carroceria do Citroën C3. Isso faz sentido, já que ambos compartilham a plataforma CMP, desenvolvida pela Stellantis.
No entanto, os para-choques dianteiro e traseiro são exclusivos, o que indica que o novo modelo terá uma identidade visual própria, embora mantenha alguns traços do Argo que conhecemos.
Interior em desenvolvimento
O interior do modelo de testes ainda é um “Frankenstein” automotivo: painel emprestado do Citroën C3, bancos do Peugeot 2008… tudo isso faz parte do processo de desenvolvimento com peças que já existem no grupo Stellantis.
A versão final, contudo, deve ter um painel próprio, com foco em conectividade, funcionalidade e simplicidade — condizente com o segmento dos hatches compactos.
Mecânica do novo Argo/Panda
O novo modelo terá duas opções de motorização no Brasil:
Versão | Potência e Torque | Câmbio |
---|---|---|
1.0 Firefly aspirado | 71 cv e 10 kgfm (gasolina) / 75 cv e 10,7 kgfm (etanol) | Manual de 5 marchas |
T200 MHEV (híbrido) | 130 cv (etanol) / 125 cv (gasolina) e 20,4 kgfm | Automático CVT com 7 marchas simuladas |
Com base em um projeto global e tecnologia já consolidada dentro da Stellantis, o novo Fiat Argo/Panda 2027 promete reposicionar o modelo no mercado com mais conectividade, eficiência e identidade visual moderna.
Se você já gosta do Argo atual, prepare-se: o que vem por aí é um carro com proposta completamente diferente, pronto para competir em um novo patamar.
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