Ferramentas para levar em uma viagem de moto; descubra quais são

Mecânico indica quais são as ferramentas fundamentais para levar em uma viagem de moto para evitar ficar parado na estrada

A gente sabe que não tem como levar a oficina inteira em uma viagem de moto. Mas, se acontecer algum problema no caminho, quais ferramentas são imprescindíveis levar para evitar aqueles imprevistos de beira de estrada?

O mecânico de motocicletas Émerson Madeira fala ao Garagem360, elencando alguns itens essenciais e explica os motivos. Vamos lá!

(Foto: Freepik)

Quais ferramentas levar em uma viagem de moto

  • Chaves de catraca reversíveis: chaves que possuem mecanismo com catraca, o que permite realizar trabalhos com mais agilidade do que com uma chave estrela comum.

Émerson ainda aponta duas características super importantes na ferramenta. Além de reversível (aperta e desaperta apenas com um pequeno ajuste), ela também é 4 em 1, pois possui quatro medidas. O resultado é a otimização de espaço da sua maleta.

  • Alicate Universal: Versátil, o alicate universal foi projetado para ser utilizado nas mais diversas operações, como puxar, prender, enrolar, deformar e cortar. Produto indispensável na sua maleta.

 

  • Chaves de fenda e ponta cruzada: Seja em manutenções industriais ou automotivas, apertar ou afrouxar parafusos se torna mais fácil com a ajuda destas duas chaves.

Madeira deixa uma dica para esta escolha: Opte pelas duas unidades com medidas medianas. Assim, você abrange uma maior variação de medidas de parafusos.

Alicate Universal

  • Jogo de chaves hexagonais: modelo que possui corpo em forma de L com 2 braços de diferentes comprimentos e permite a aplicação de torque em parafusos posicionados em diferentes profundidades.

Disponível com encaixes hexagonal, trafix ou multidentada e com modelos curtos, longos, extra longos e com e sem furo guia.

“Por exemplo, se a moto for carenada, o acessório hexagonal é indispensável na maleta. Em caso de motos BMW, substitua o jogo hexagonal pelo Trafix, parafuso padrão da marca”, aconselha o mecânico.

Última dica

E uma última dica: se ainda estiver sobrando um espaço, você pode levar um martelo bola, que certamente terá sua utilidade.

(Foto: Divulgação/Honda)

Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

wpDiscuz
Sair da versão mobile