Feriado de Tiradentes: veja como fica o rodízio veicular em São Paulo

Confira como fica o rodízio veicular, as faixas de ônibus, as ciclofaixas de lazer e o Minhocão durante o feriado de Tiradentes em São Paulo.

Nesta sexta-feira (21), feriado de Tiradentes, haverá alteração no horário de funcionamento de alguns serviços administrados pela prefeitura de São Paulo, afetando o trânsito na cidade. Confira como será o funcionamento do rodízio veicular, das faixas de ônibus, das ciclofaixas de lazer e do Minhocão.

Rodízio veicular em São Paulo tem alteração no feriado de Tiradentes

Às sextas-feiras, segundo as regras do Rodízio Municipal de Veículos, não circulam na região do centro expandido da capital paulista, das 7h às 10h e das 17h às 20h, os automóveis com placas finais 9 e 0, assim como caminhões e ônibus de fretamento têm restrições de circulação. Porém, o rodízio de carros não vigora nesta sexta-feira, assim como:

  • A Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC);
  • A Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF);
  • As faixas exclusivas de ônibus também estarão liberadas.

Minhocão terá programação de lazer

Minhocão ficará fechado para atividades de esporte e lazer nesta sexta-feira (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O Elevado Presidente João Goulart (Minhocão) estará fechado à circulação de veículos durante todo o feriado. O acesso ao público estará liberado das 7h às 21h45. 

A população contará com tapetes de ioga, barras de street para patins e skate, poderá utilizar o tabuleiro de xadrez, e também bancos e espreguiçadeiras. Segurança terceirizada, com controle de acesso nas alças do Minhocão, assim como serviço de limpeza, monitores, banheiros químicos, lixeiras, sinalização, brigadistas e ambulância para atendimento médico integram a estrutura do local.

Ciclofaixas de lazer restringem o trânsito na sexta-feira e no domingo

As ciclofaixas de lazer funcionarão no dia do feriado e também no domingo (23), como já é tradicional, das 7h às 16h, influindo no trânsito da cidade. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito recentemente concluiu o processo de concorrência que garante a operação aos domingos e feriados e o Consórcio Moove-SP foi o vencedor da licitação. O contrato tem vigência de dois anos e investimento de R$ 83,4 milhões pela Prefeitura.

Avenida Paulista contará com ciclofaixa neste feriado (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

A empresa cuidará do planejamento, gestão e operação de todos os trechos que compõem os 114 km de extensão de ciclofaixas de lazer. Além de faixas de vinil e banners de sinalização, o Moove-SP deverá segregar as vias que compõem os trechos com cones, supercones, cavaletes, banquetas e guarda-sóis. O objetivo é garantir um espaço seguro destinado aos ciclistas. Também serão mantidos 500 orientadores de travessia, para proporcionar mais segurança a todos os usuários das vias durante os períodos de ativação.

São nove os trechos de ciclofaixa de lazer:

  • Trecho Paulista – Jabaquara (18.616 metros)
  • Trecho Paulista – Centro (16.204 metros)
  • Trecho Jabaquara – Pq. Ibirapuera (10.252 metros)
  • Trecho Pq. Ibirapuera – Pq. do Povo (7.902 metros)
  • Trecho Pq do Povo – Pq. Villa Lobos (15.018 metros)
  • Trecho Pq. Ibirapuera – Sumaré (8.542 metros)
  • Trecho Zona Oeste – Pq do Povo (10.174 metros)
  • Trecho Zona Norte (8.316 metros)
  • Trecho Zona Leste (19.104 metros)
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile